Buscar

Como se da a fisiopatologia do tremor parkinsoniano

💡 1 Resposta

User badge image

Dayana Macário Martins

Inicia com a proliferação de alfa-sinucleína, que é uma proteína celular neuronal e glial. Essa proteína pode se agregar em fibrilas insolúveis e formar corpos de Lewy, um emaranhado anormal e tóxico. 

Em condições normais, alfa-sinucleína participa na regulação da diferenciação celular, na sobrevivência celular e na neurotransmissão dopaminérgica. 

OBS1: Esses corpos de Lewy cheios de sinucleína se acumulam no sistema nigroestriatal, sendo a característica patológica da doença de Parkinson.

OBS2: Esse sistema nigroestriatal é a conexão entre a substância negra e corpo estriado (um dos núcleos da base). A via nigroestriatal está relacionada com o controle motor da atividade muscular.

A substância negra é responsável pela produção da dopamina.

CURIOSIDADE:
a sinucleína pode se acumular em várias outras partes do sistema nervoso, e os corpos de Lewy surgem aos poucos, o que leva os especialistas pensar que a doença de Parkinson provavelmente seja resultado de uma sinucleinopatia sistêmica, ou seja, quando a sinucleína já está totalmente em excesso no sistema.

Desse modo, afeta fundamentalmente a produção de dopamina, um neurotransmissor que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas. Ou seja, a dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, e com sua falta irá causar diversos sintomas, um deles será o tremor parkinsoniano

Vários fatores genéticos e o estresse oxidativo podem estar relacionados com o surgimento dos corpos de Lewy. Alguns cientistas defendem que disfunções no DNA mitocondrial, aumento dos níveis de ferro livre e a perda ou diminuição dos mecanismos de defesa contra radicais livres são possíveis fontes que induzem o aumento do estresse oxidativo nos neurônios. Outros alegam que seriam as responsáveis pela formação dos corpos de Lewy seriam mutações no gene da alfa-sinucleína.

 

achei esse artigo bem completo, se quiser aprofundar mais, dá uma olhadinha :)

Papel da alfa-sinucleína e da disfunção mitocondrial associada à doença de Parkinson

espero ter ajudado, bjsss

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais