Buscar

Qual a definição de Engenharia de Software?

💡 6 Respostas

User badge image

Ana Raquel Calháu Pereira

De uma forma mais impessoal, eu diria que a Engenharia de Software é como um 'Boas Práticas de Fabricação' de softwares. Consiste em definir regras, padrões, estipular gastos e tempo necessário para se atingir o objetivo esperado, utilizando o mínimo de recurso e tempo possível para se alcançar o máximo de qualidade no produto. Como se fosse a aplicação de um curso de Administração em desenvolvimento de software, a fim de tornar mais eficiente possível a produção do código.

4
Dislike0
User badge image

Luis Felipe

"É uma disciplina da engenharia que se ocupa de
todos os aspectos da produção de software, desde
os estágios iniciais de especificação do sistema até
a manutenção desse sistema, depois que ele
entrou em operação" - Ian Sommerville

4
Dislike0
User badge image

Daniel Oliveira

O termo Engenharia de Software foi criado na década de 1960 e utilizado oficialmente em 1968 na NATO Conference on Software Engineering (Conferência sobre Engenharia de Software da OTAN). Sua criação surgiu numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estruturas de dados e algoritmos) encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes e interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.

 
F.L. Bauer (1924) é um cientista da computação alemão. Foto de 2004

Segundo Friedrich Ludwig Bauer, "Engenharia de software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais".

A Engenharia de Software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais

Saiba Mais em 

http://pt.wikibooks.org/wiki/Engenharia_de_Software/O_que_%C3%A9_Engenharia_de_Software%3F

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais