Buscar

Qual a importância fisiológica de se manter o balanço de sódio e qual porção do néfron é responsável por sua maior absorção?

fisiologia renal

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Na ingestão de alimentos salgados, a taxa de sódio no sangue aumenta, consequentemente acentuando a tonicidade sanguínea. Os centros nervosos do hipotálamo detectam o aumento de tonicidade e produzem a sensação de sede no indivíduo.

Cerca de 99% do sódio filtrado é reabsorvido, dividindo-se em 91% na parte proximal do néfron e na parte distal, de 6% a 8%.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dentro do rim os néfrons fazem a filtração do sangue e dentro do néfron temos o filtrado glomerular que cuida da porção de sódio que é absorvida ou não pelo corpo. Esse fenômeno faz com que ocorra o acúmulo de NaCl no interstício medular renal. Com o efeito da osmose (regulação de meios hipotônicos e hipertônicos) a região absorve grande quantidade de água com o intuito de reduzir a contração de sódio, ao mesmo tempo, o sódio volta para a Alça de Henle para controlar a quantidade de sal presente nas células. Dessa forma, a importância para manter o balanço de sal no carpo é significativa, já que ajuda a regular diversas funções metabólicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais