Buscar

Você consideraria o problema de Terry de origem emocional ou relativo ao desenvolvimento? Explique por que pensa desse modo.

O caso de Terry (Resultados da ação na primeira fase)
Terry, de 6 anos de idade, foi encaminhado para o conselheiro porque estava tendo problema em ajustar-se à 1 série. Não se concentrava por muito tempo e nunca parecia ficar muito realizado, pois “passava” de uma coisa para outra, sem chegar ao final de nada. Ocupava muito o pro
O PROCESSO DE ACONSELHAMENTO
fessor, fazendo perguntas, buscando ajuda e comportando-se de tal modo que precisava ser repreendido. Embora fosse amigável em relação às outras crianças, seu comportamento estouvado distraía os colegas, e eles estavam começando a vê-lo como um incômodo.
Os procedimentos diagnósticos indicaram que Terry não apresentava incapacidades identificáveis para a aprendizagem e possuía inteligência normal. No entanto, o conselheiro observou que Terry tinha, na sala de aconselhamento, a mesma tendência quanto à atividade física relatada pelo professor. Decidiu ver Terry regularmente e proporcionar-lhe alguma atividade física durante as sessões. Como não havia sala destinada a sessões de aconselhamento na escola, elas aconteciam no almoxarifado, onde havia sido guardada uma grande quantidade de sobras de madeira. O conselheiro forneceu um martelo e pregos, e Terry começou a trabalhar avidamente, construindo objetos com madeira. A cada sessão, entrava na sala e ia direto para o trabalho, concentrando-se em seus projetos, enquanto conversava com o conselheiro. O professor informou que Terry voltava para a classe relaxado e concentrava-se em seu trabalho de modo normal, por algum tempo. Com a seqüência do processo, seus períodos de concentração em sala continuaram a aumentar, e, finalmente, o aconselhamento não foi mais necessário.
O conteúdo das sessões foi em grande parte inconseqüente. Terry parecia não ter outros problemas além das exigências extraordinárias para concentração que a 1 série lhe colocava. O conselheiro reforçou verbalmente a idéia de que era importante para ele conseguir terminar seu trabalho, mas a fonte principal de melhora pareceu vir da oportunidade para dispender energia física e mental batendo pregos na madeira. O interesse do orientador também satisfez um pouco da necessidade de atenção por parte dos adultos que Terry sentia, de modo que ele deixou de monopolizar o tempo do professor.

 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais