Buscar

ESTUPRO

💡 2 Respostas

User badge image

Dirceu Jordão

Todos os casos de estupro são considerados crimes hediondos conforme a lei 8.072/2006 ( Art. 1º, V e VI). Para estes crimes não é permitida anistia, graça, indulto e fiança e a pena será cumprida inicialmente em regime fechado, sendo permitida a progressão depois de cumprido 2/5 da pena e facultado ao juiz se o réu recorrerá em liberdade com decisão devidamente fundamentada .

Lei 8.072/2006 – link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8072compilada.htm

1
Dislike0
User badge image

Lyra

Boa noite Danila,

o colega Dirceu muito bem apontou que toda forma de estupro constitui crime hediondo. Ressalta-se que sua pergunta não especificou a idade do menor, logo não se trata exclusivamente do estupro de vulnerável. De fato os crimes hediondos não permitem anistia graca indulto e fiança, conforme mandamento constitucional. é certo que a lei mandar cumprir em regime inicial fechado (lembrando que no início era integral fechada, então o STF decidiu que é inconstitucional, então passou-se a prever inicial fechado, e agora novas decisões afirmar que o regime incial fechado com base na graviadde abstrata é inconstitucional por violar a individualizacao da pena). Sua questão é sobre a liberdade provisória. Há precedente do STF de 2013, especificamente sobre o crime de estupro, no sentido de que a vedação da liberdade provisória nos crimes hediondos é imposição constitucional. 

No entanto, parece-me que a questão não é pacífica, pois em relação ao tráfico de drogas, que também é hediondo, a repercussão geral foi conhecida. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas