Buscar

Como se dá o concurso de ações?

💡 1 Resposta

User badge image

Robson Abreu

Concurso de Ações se dá quando o autor tem à sua disposição duas ou mais ações para buscar seu direito perante o judiciário.

Quando ele opta por uma destas que lhe são disponibilizadas ele automaticamente deixa de poder utilizar as demais, contudo se este seu direito buscado pela via eleita não for plenamente satisfeito poderá buscar a satisfação por uma das outras que não havia escolhido.

 

Por exemplo: Uma pessoa tem um direito liquido e certo violado, possuindo prova pré-constituída. Para buscar seu direito ele pode impetrar um Mandado de Segurança OU propor uma ação ordinária, cabendo a ele a escolha do meio pelo qual irá buscar satisfazer seu direito.

 

O concurso pode ser próprio e impróprio. O próprio se dá quando duas causas de de pedir geram um objeto, já a imprópria vai ocorrer quando uma causa de pedir gerar dois pedidos. 

 

Creio que seja isso.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais