Buscar

ME AJUDE A RESPONDER AS PERGUNTAS

Prova Online

Disciplina: 486 - LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM

Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:

Questão 1

A tipologia textual compreende os mais diferentes esquemas pelos quais podemos estabelecer características próprias e idiossincráticas, bem como estabelecer características com os demais tipos. Sobre tipologia textual, é correto afirmar que

 

a )

 

os textos narrativos têm como pretensão induzir a ação do leitor. Neles, aparecem palavras de ordem e seu objetivo é persuadir o leitor.

 

b )

 

textos indutivos apresentam um desenvolvimento cronológico e que aspira explicar alguns acontecimentos numa determinada ordem.

 

c )

 

os textos descritivos estão relacionados à análise e síntese das representações conceituais. Esse tipo de texto explica determinados fenômenos ou proporciona informações sobre estes.

 

d )

 

a intenção dos textos descritivos é descrever um objeto ou fenômeno, mediante comparações e outras técnicas. Esse tipo de texto é frequente tanto na literatura quanto nos dicionários e nos guias turísticos.


 

Questão 2
Sabemos que a Literatura Infantil no Brasil surge bem depois da literatura europeia. Somente depois da implantação da Imprensa Régia, em 1808, é que começam a ser publicados livros para crianças no Brasil.
 

Das questões abaixo, assinale a que apresenta aspectos que contribuíram para o crescimento da Literatura Infantil no Brasil.


 

a )

 

O custo quase irrisório na fabricação de livros foi o fator que alavancou a produção da Literatura Infantil no país.

 

b )

 

Com a proclamação da República, houve uma aceleração na urbanização que facilitou o aparecimento da Literatura Infantil; a sociedade brasileira passa a absorver novos produtos culturais.

 

c )

 

A escola jesuítica, que se firma no século XIX, é diretamente responsável pela produção da literatura de ficção no Brasil, incentivando a produção de livros e a distribuição destes para a sociedade em geral.

 

d )

 

A publicação de periódicos para crianças a partir de 1808, com incentivo do governo central, e a universalização da escola nesse período.


 

 

Questão 3

O trabalho com poesia exige procedimentos diferentes dos adotados em relação às narrativas. Quais são eles?

 

a )

  Para trabalhar a poesia, é preciso ler muito, mais do que as narrativas, porque é um texto mais difícil.

b )

  A poesia é mais difícil porque não corresponde ao modo como se fala nas narrativas.

c )

  A poesia exige maior atenção à linguagem, ao jogo de palavras e sons.

d )

 

Para compreender os poemas, é necessário entender a linguagem figurada das metáforas e das figuras de linguagem.


 

 

Questão 4

Qual a função da ilustração num livro infantil?

  

a )

  Serve para facilitar a compreensão do texto escrito.

b )

  Criar um atrativo maior para os textos, favorecendo a compra de livros e sua posterior leitura.

c )

  Atende às características da criança, que gosta de cor e imagens.

d )

  A ilustração é uma linguagem artística e serve para acrescentar sentidos ao texto escrito.

 

 

 

Questão 5
Pesquisas realizadas com os professores comprovam que o professor-leitor-crítico é raridade. Isso é resultado de
I. vários fatores, como salários sucateados, desinformação, lacuna na formação; mas podemos afirmar que a falência do sistema de ensino no país passa por nenhuma familiaridade com o livro, que não seja aquele de ligação direta com a profissão e, mesmo assim, de forma eventual.

II. muitos fatores, inclusive o fato de que geralmente o professor não gosta de realizar leituras diversas por tomar muito de seu tempo.

III. ser naturalmente acomodado pelo tipo de personalidade exigida na profissão, bem como a paciência.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

 

a )

  A afirmativa II está correta.

b )

  A afirmativa III está correta.

c )

  A afirmativa I está correta.

d )

  As afirmativas I e II estão corretas.

 

 

 

 

Questão 6

A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas. Sobre as fábulas, não se pode afirmar que

 

a )

 

distinguem-se dos outros textos pela presença do animal, colocado em situação humana e caracterizando símbolos, dentro de um contexto universal.

 

b )

 

surgiram, primeiramente, para os adultos, visto que os autores queriam, com elas, denunciar indiretamente uma sociedade que apresentava comportamentos de corrupção, além da maldade presente nos seres humanos.

 

c )

 

o grego Esopo foi o responsável pela grande repercussão da fábula nos países latinos, entre eles, o Brasil.

 

d )

 

surgiram no Oriente e sofreram várias reinvenções, todas com uma característica em comum: apresentavam lições de moral à sociedade.


 

 

 

Questão 7

A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa, desde a criação da escola burguesa no século XVIII, até os dias de hoje. Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que não encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.

 

a )

 

Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.

 

b )

 

Quando o professor trabalha com poema, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma vida triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.

 

c )

 

O projeto de leitura na escola deve possibilitar indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora, entre as atividades da criança e do adolescente.

 

d )

 

O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.


 

 

Questão 8



O professor pode comprovar esses estudos em sala de aula

 

a )

 

apresentando o texto apenas uma vez em sala de aula, pois ler é questionar o mundo e ser questionado por ele; e assim se forma um leitor competente.

 

b )

 

apresentando o texto em situações diferentes; perceberá que, se a leitura foi realizada de forma adequada, perceberão as ideias do autor.

 

c )

 

lendo sempre textos diferentes nas situações de sala de aula. Jamais se recomenda ler o mesmo texto, aula.

 

d )

 

lendo o mesmo texto em situações diferentes da sala de aula, em momentos diferentes do ano, ou até mesmo em anos diferentes. Certamente, as interpretações de um mesmo leitor são diferentes.

 

💡 11 Respostas

User badge image

Regina

Só sei algumas
1
Dislike0
User badge image

Ellen Rodrigues

1 d

2 c

3 d

4 d

5 d

6 c

7 b

8 c

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais