Buscar

Direito das Sucessões

Existe várias formas de sucessões no direito brasileiro, Explique a sucessão de forma genérica, e qual sua função para o bem patrimonial.

💡 2 Respostas

User badge image

Dayane Kellen

Direito das Sucessões é o ramo do Direito que cuida da transmissão de bens, direitos e obrigações em decorrência da morte.
O termo sucessão de forma genérica significa o ato jurídico pelo qual uma pessoa substitui outra em seus direitos e obrigações, podendo ser consequência tanto de uma relação entre pessoas vivas quanto da morte de alguém. O Direito, portanto, admite duas formas de sucessão: inter vivos e causa mortis.
Não se pode confundir sucessão com herança. A primeira é o ato de alguém substituir outrem nos direitos e obrigações, em função da morte, ao passo que herança é o conjunto de direitos e obrigações que se transmitem, em virtude da morte, a uma pessoa ou várias pessoas, que sobreviveram ao falecido.https://estudantededireio.blogspot.com/2011/03/direito-das-sucessoes.html?m=1

1
Dislike0
User badge image

Adriana Aparecida De Siqueira Dos Santos De Moraes

No direito das sucessões, (100 Pontos) a) não existe direito de sucessão entre o adotado e os parentes do adotante, consoante a legislação vigente. b) indignidade e deserdação são institutos atrelados à sucessão testamentária. c) a esposa está em grau hierárquico idêntico aos ascendentes, na ordem de vocação hereditária. d) pelo princípio da saisine a capacidade para suceder é determinada no tempo da abertura da sucessão. e) diz-se que a herança é vacante se não há conhecimento da existência de algum herdeiro ou testamento no momento de abertura da sucessão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais