Buscar

O psicólogo jurídico que necessita fazer um psicodiagnostico deverá utilizar quais procedimentos???

💡 1 Resposta

User badge image

Milena Figueiredo

A avaliação psicológica no âmbito da justiça prevê alguns conhecimentos mais específicos do que somente o conhecimento da avaliação psicológica em si, como é feita na área clínica. Pretendemos abrir uma lacuna com este texto para que possam ser feitas algumas discussões importantes neste contexto.

Devemos ressaltar sempre que o psicólogo que for atuar nesse marco teórico deve possuir conhecimentos não apenas da área psicológica que está investigando, mas, também, do sistema jurídico em que vai operar.

Deve conhecer as jurisdições e instâncias com as quais se relaciona, a legislação vigente relacionada ao seu objeto de estudo e às normas estabelecidas quanto à sua atividade. (Lösel, 1992, apud Rovinski, 2007, p. 16). Deve estar a par das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia e das legislações e portarias que influenciem na área.

Deve também familiarizar-se com a terminologia da área jurídica, pois será constantemente interrogado sob o ponto de vista legal, o que poderá acarretar inúmeras dificuldades na ‘tradução’ dos questionamentos jurídicos e conseqüentemente na definição dos objetivos de seu trabalho. (Lösel, 1992, apud Rovinski, 2007, p. 16)

O psicólogo precisa atentar para as limitações dos instrumentos utilizados por ele, bem como ao caráter situacional da avaliação realizada (validade do diagnóstico). Hoje em dia, não entendemos que o trabalho do psicólogo jurídico se restrinja apenas ao trabalho avaliativo, fato que já foi falado nos artigos anteriores

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais