Buscar

O mercado de capitais é fundamental para o crescimento econômico porque:

1. Vários são os participantes do mercado de capitais, e todos juntos formam um grande mercado cuja intenção é ser economicamente perfeito. O desenvolvimento do país é muito favorecido, pois as necessidades produtivas necessitam de crédito.

O mercado de capitais é fundamental para o crescimento econômico porque:

a) Reduz o financiamento das empresas.

b) Aumenta o risco para as empresas, pois diversifica o número de credores.

c) Aumenta as alternativas de financiamento para as empresas.

d) O investidor terá menor risco e maiores ganhos, com isso poderá aumentar suas despesas.

e) Obriga o povo a constituir poupança.

💡 7 Respostas

User badge image

Raliane Rambor

1. Letra C.
Comentário: O mercado de capitais é fundamental para o crescimento econômico porque aumenta as alternativas de investimentos da empresa e diminui o risco para o captador de recursos, pois o custo do capital será parte de seu lucro. Por outro lado, o investidor assume um risco maior por não participar da gestão da empresa.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Mercado Financeiro, por definição, trata-se de um mercado onde ocorre as mas diversas transações de compra e venda de ativos financeiros, como, por exemplo, ações, câmbio e commodities. Pode ser subdividido em quatro tipos de mercados: mercado de câmbio, mercado de capitais, mercado de crédito e mercado monetário.

O mercado de câmbio consiste basicamente no mercado onde ocorrem trocas de moedas estrangeiras pela moeda nacional, sendo o Banco Central o órgão responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio. Já o mercado de capitais, é o mercado utilizado pelas empresas para obtenção de recursos para desenvolver seus projetos e investimentos. Dentro desse mercado, há suas subdivisões, o mercado primário, onde as empresas captam o capital para seus investimentos, além do mercado secundário, onde são negociados os títulos das empresas. O mercado de crédito corresponde a concessão de crédito para indivíduos, incluindo as operações tanto de curto quanto de médio prazo. Por fim, o mercado monetário, em que ocorrem operações de transferências de recursos entre as próprias instituições financeiras, no chamado mercado interbancário.

Nesse contexto, a Sociedade Anônima (SA) é um modelo de companhia no qual o capital é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas, ou seja, se o negócio não der certo, cada sócio estará liberado de qualquer responsabilidade patrimonial além do valor das ações que possuía, limitando o prejuízo. As SAs podem ser Sociedades Anônimas de Capital Fechado (acionistas já determinados, ações não disponíveis para comercialização) ou Sociedades Anônimas de Capital Aberto (abertas para negociação na bolsa de valores).

As principais vantagens da abertura de capital de uma empresa são:

  • Financiar projetos;
  • Melhorar a imagem da empresa;
  • Incentivar a profissionalização da gestão;
  • Melhorar o relacionamento com colaboradores.
Portanto, está correta a alternativa c).
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais