Buscar

O que é imunohistoquímica e quando é utilizado?

💡 1 Resposta

User badge image

Mii TB

Imuno-histoquímica ou IHQ é o processo de detecção da expressão de proteínas localizadas nas células dos tecidos utilizando o princípio antígeno/anticorpo, é um exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. A Imuno-histoquímica é largamente utilizada no diagnóstico e prognóstico do câncer.

O exame imuno-histoquímico contribui com dados mais precisos especialmente em situações onde os patógenos não são visualizados pela morfologia convencional. O estudo aprofundado do tecido muitas vezes é decisivo para a avaliação prognóstica e orientação terapêutica mais adequada, sendo amplamente utilizado para a diferenciação de células tumorais na patologia cirúrgica.

As reações imuno-histoquímicas podem ser utilizadas para diferentes situações na investigação do tecido.  A imuno-histoquímica pode identificar as moléculas produzidas por diversos agentes infeciosos, como o da toxoplasmose e muitos vírus, como o vírus da Cinomose, Calícivírus, FIV, FELV, etc.  

Suas aplicações incluem:

  • Diagnóstico histogenético de neoplasias morfologicamente não diferenciadas;
  • Subtipagens de neoplasias;
  • Caracterização da localização primária de neoplasias malignas;
  • Pesquisa de fatores prognósticos e indicações terapêuticas de determinadas doenças;
  • Diferenciação da natureza benigna ou maligna de determinadas proliferações celulares;
  • Detecção de agentes infecciosos.
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais