Buscar

Explicação sobre ordenamento jurídico

💡 7 Respostas

User badge image

Fernando Áquila Vieira Félix

O ordenamento jurídico é de modo simples o conjunto de regras vigentes em um Estado, ou seja, as que foram revogadas não fazem parte desse ordenamento, no campo da filosofia do direito é a aplicação pratíca do POSSITIVISMO DE KELSEN desse modo, a teoria baseia-se na existência de uma NORMA FUNDAMENTAL que serve como base e regula todas as outras que estarão abaixi dela, é o que acontece com a CONSTITUIÇÃO brasileira CF/88, isto é, todas as normas infra-constitucionais que forem incopatives em seu conteudo com lei maior violam o ordenamento juridico, essa materia é melhor tratada em hierarquia das leis, pode ser encontrada tanto em introdução ao estudo do direito quanto constitucional. 

6
Dislike0
User badge image

Beatriz Costa

O conjunto de normas jurídicas chama-se ordenamento. Uma norma que pertence ao ordenamento é considerada válida e, portanto, pode ser qualificada de jurídica; uma norma que não pertence ao ordenamento, por outro lado, é considerada inválida e não-jurídica. Perguntar, sob o ponto de vista do direito, se uma norma é válida, corresponde, portanto, a perguntar se ela pertence ao ordenamento jurídico.

Aqui explica mais profundamente http://introducaoaodireito.info/wpid/?p=464

4
Dislike0
User badge image

Carollayne Cunha

Recebe o nome de ordenamento jurídico todo o conjunto de leis de um estado, e que reúne constituição, leis, emendas, decretos, resoluções, medidas provisórias, etc.
No caso do Brasil, o ordenamento jurídico nacional tem origem na tradição romano-germânica ou civilista. A Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor desde 5 de outubro de 1988, é a lei suprema do país, definindo-o como uma República Federativa, formada pela união indissolúvel de estados, municípios e Distrito Federal.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais