Buscar

DIRE PROCESSO CIVIL

(FGV. 2016. Exame de Ordem Unificado ¿ XX. Adaptada). Distribuída a ação, Antônia (autora) é intimada para a audiência de conciliação na pessoa de seu advogado. Explicado o objetivo desse ato pelo advogado, Antônia informa que se recusa a participar da audiência porque não tem qualquer possibilidade de conciliação com Romero (réu). Acerca da audiência de conciliação ou de mediação, com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.

 
   

d) Antônia deve ser informada que o seu não comparecimento é considerado ato atentatório à dignidade da justiça, sob pena de multa.

   

a) Romero deverá ser citado para apresentar defesa com, pelo menos, 15 (quinze) dias de antecedência.

   

b) A audiência não será realizada, uma vez que Antônia manifestou expressamente seu desinteresse pela conciliação.

   

e) O advogado de Antônia deverá esclarecer que sua ausência implicará em revelia.

   

c) Ainda que ambas as partes manifestem desinteresse na conciliação, quando a matéria não admitir autocomposição, a audiência de conciliação ocorrerá normalmente.

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

GABARITO: LETRA D 
Analisemos as assetivas:

a) Incorreta. Romero será citado para comparecer à audiência de conciliação, salvo se ambos se manifestarem pelo desinteresse. É que a manifestação unilateral importa em designação de audiência de conciliação. (art. 334, CPC)

b) Incorreta. Para não haver audiência de conciliação é necessária a manifestação de ambas as partes (art. 334, §4º, I, do CPC)

c) Incorreta. Não ocorrerá audiência de conciliação em nenhuma das duas hipóteses, ainda que não cumulativas: quando ambas as partes manifestarem desinteresse pela conciliação e quando a questão não admitir autocomposição (art. 334, §4º, I e II, do CPC).

d) Correta. 

Antônia deve ser informada que o seu não comparecimento é considerado ato atentatório à dignidade da justiça, sob pena de multa, nos termos do art. 334, §8º, do CPC:

Art. 334. [...]

§ 8 O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiçae será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

e) Incorreta. O não comparecimento não implica em revelia, mas é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado (art. 334, §8º, do CPC).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais