Buscar

qual é a utilidade da aplicação axiológica no direito?

no livro Como aplicar o direito. Do autor: João Baptista HerKenhoff

💡 2 Respostas

User badge image

Alexandre Santos

Primeiramente é bom que compreendamos que etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria). Para responder sua pergunta eu diria que a atilidade desta aplicação axiológica do Direito é basilar para a compressnsão dos valores jurídicos, visto que, direito como valor é um fenômeno indiscutivelmente complexo e compõe-se de pelo menos cinco dimensões: fato, valor, norma, ciência e poder.Desta forma este entendimento axiológico será importante para compreendermos, por exemplo, valores jurídicos como a liberdade, igualdade, segurança coletiva, direitos humanos fundamentais e a justiça.

 

 
0
Dislike0
User badge image

Hedna Lopes

muito obrigada Ale, o que voce acha ? pode se dizer também que A lei existe porém não é uma norma justa para a solução do caso concreto, então entra a axiológia no direito para dar uma solução mais justa ao caso, onde o Juíz ajustará a lei a seus valores, a sua consciência, a seu mundo. Você concorda Ale ?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image