Buscar

como o sistema nervoso autônomo, atua junto com os quimiorreceptores na respiração? o que o SNA faz?

💡 3 Respostas

User badge image

Liliane Araújo

Um dos elementos que atuam no controle central da respiração,são os quiomiorreceptores centrais,que situados na porção ântero-lateral do bulbo, são banhados pelo LCE (líquido cerebroespinhal). O CO 2 se difunde com grande facilidade pelo LCE, e quando a concentração alveolar de CO 2 aumenta, reflexamente a ventilação tem sua frequência aumentada. Essa resposta central reflete a sua grande sensibilidade ao aumento da capnia (concentração de CO2, e não ao aumento da hipóxia, já que o O2 não possui efeito sobre esses quimiorreceptores centrais). Mas como ocorre a ativação desses receptores? Com a difusão de dióxido de carbono pelo LCE, há liberação de íons H+, esses íons.

Já no controle periférico da respiração temos:
• Quimiorreceptores periféricos – São dois tipos: carotídeos (localizados na divisão da artéria carótida, comum em externa e interna). São pequenos nódulos rosados de baixo peso. 

Possuindo vascularização especial, suas fibras nervosas se reúnem no IX par craniano (glossofaríngeo). Estipula-se que a resposta à hipóxia seja quase que totalmente consequência do estímulo dos corpos carotídeos. A acidose induz a hiperventilação e a alcalose o oposto (hipoventilação).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma maneira pela qual a respiração é controlada é através de feedback por quimiorreceptores. Existem dois tipos de quimiorreceptores respiratórios: quimiorreceptores arteriais, que moitoram e respondem a mudanças na pressão parcial de oxigênio edióxido de carbono no sangue arterial e quimiorreceptores centrais no cérebro, que respondem a mudanças na pressão parcial do dióxido de carbono em seu ambiente imediato.
Os níveis de ventilação se comportam como se fossem regulados para manter um nível constante de pressão parcial de dióxido de carbono e para garantir níveis adequados de oxigênio no sangue arterial. O aumento da atividade dos quimiorreceptores causados pela hipóxia ou pelo aumento da pressão parcial do dióxido de carbono aumenta tanto a frequência quanto a profundidade da respiração, o que restaura as pressões parciais de oxigênio e dióxido de carbono a seus níveis habituais.
Por outro lado, muita ventilação deprime a pressão parcial do dióxido de carbono, o que leva a uma redução na atividade dos quimiorreceptores e a uma diminuição da ventilação. Durante o sono e anestesia, baixar os níveis de dióxido de carbono de três a quatro milímetros de mercúrio abaixo dos valores que ocorrem durante a vigília pode causar uma interrupção total da respiração (apneia ).
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais