Buscar

Qual a diferenca entre linkage e crossing over?

Respostas

User badge image

Leilane Lopes

O linkage é quando duas características anali­sadas são controladas por genes não-alelos situados no mesmo cromossomo. Dizemos que esses genes estão li­gados por isso é chamado de linkage. Já o crossing over é a troca de parte de cromossomos ou conjunto de códons entre os cromossomos homólogos e ocorre apenas durante a profase da primeira divisão da meiose. 

2
Dislike0
User badge image

silvana silva

Boa pergunta

1
Dislike0
User badge image

Filipe Borges Salgado

Como identificar o linkage?

Se observarmos a produção de gametas em um indivíduo diíbrido, veremos que eles produzem quatro gametas diferentes na mesma proporção. Em contrapartida, se os dois pares de genes estiver no mesmo cromossomo, o indivíduo híbrido deverá produzir apenas dois gametas diferentes pois os genes ligados tendem a ir para o mesmo polo durante a meiose.

A confirmação se esses genes realmente migraram para o mesmo polo é feita através de um cruzamento-teste, também conhecido como retrocruzamento. Se um indivíduo diíbrido (AaBb), que possui um par de genes em cada cromossomo, com um indivíduo duplo recessivo (aabb), teremos a formação de quatro tipos de gametas.

Tabela 1:Retrocruzamento de um híbrido AaBb com genes independentes.

            ab          
AB AaBb  
ab aabb
Ab Aabb
aB aaBb

Tabela 2: Retrocruzamento de um híbrido com genes ligados.

            ab            
AB ABab
ab abab

Na tabela 1, podemos observar que aparecem quatro formas de gametas, provando assim que os genes são independentes. Já na tabela 2, não aparecem as formas de recombinação dominante só para A e só para B, isso prova que AaBb não formou os gametas Ab e aB, logo, os genes estão ligados.

Permutação ou crossing-over

Pelo princípio da ligação gênica, podemos subentender que os genes que estão ligados no mesmo cromossomo, seguem sempre juntos para o mesmo gameta. Isso faria com que a variabilidade genética fosse mínima nos indivíduos.

A existência de um fenômeno durante a prófase I da meiose chamado permutação ou crossing-over resolve esse problema. O crossing-over é a quebra de cromátides homólogas, seguida de uma ressoldagem trocada e em diagonal, fazendo intercâmbio de material genético entre os cromossomos homólogos.

A troca de cromátides durante a permutação pode formar os gametas de recombinação (Ab e aB), mas isso não é regra. A formação desses gametas de recombinação só irá acontecer quando a troca de partes do cromossomo se faz entre os dois genes que estão em linkage.

É por isso que algumas meioses do indivíduo híbrido AaBb formam os gametas de recombinação e outras não. Esse fato determina uma porcentagem diferente entre os gametas parentais AB e ab e os gametas de recombinação (Ab e aB).

Isso acontece porque os gametas parentais serão formados sempre, independente da permutação acontecer ou não, já os gametas de recombinação só aparecem quando o crossing-over acontece entre os dois genes em linkage.

Para calcular qual as porcentagens de gametas de recombinação serão formados, devemos usar um valor chamado de taxa de crossing ou taxa de permutação.


FONTE: https://escolaeducacao.com.br/ligacao-genica-e-crossing-over/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image