Buscar

Oque e zetética empírica pura? Zetética empírica aplicada? Quais são as ciências que podem ser agrupadas nesse classificação?

💡 3 Respostas

User badge image

Direito 2019 Direito

Ela tem a finalidade meramente especulativa, com a finalidade de dissolver uma opinião.Aplicada é utilizada na aplicação do Direito no meio social específico. Ciências como a Criminologia, Medicina legal, Penalogia...etc

2
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

"Zetética" vem do latim "zetein", que, em tradução livre, significa "questionar".

A análise zetética pode se dar por zetética empírica pura, realizando-se a investigação sem o propósito de aplicação, ou por zetética empírica aplicada, hipótese em que a investigação se baseia no conhecimento do objeto do estudo e pretende demonstrar como ela atua.

Portanto, sob a filosofia zetética, busca-se questionar as opiniões já formadas, suscitando-se dúvidas sobre elas, com o fim de se chegar a uma reavaliação especulativa, inquieta e infinita. Quando se fala em zetética, está-se falando em ceticismo e de análise por meio da investigação, do questionamento, da reavaliação das premissas até então firmadas.

A filosofia, por exemplo, é uma ciência vista como zetética desde a Grécia Antiga, por se tratar de uma matéria que busca o pensar infinito, incessante. Não há verdades absolutas filosóficas, pois as premissas sempre são passíveis de pensamentos e questionamentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais