Buscar

Qual a diferença entre Zetética empírica e Zetética analítica ?

💡 4 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Segundo Rafael Oliveira, zetética "tem como perspectiva desintegrar e dissolver as opiniões, pondo-as em dúvida, exercendo função especulativa explicita e infinita. O refletir zetético liga-se as opiniões pela investigação e seu pressuposto principal é a duvida. O método zetético é analítico, sendo assim, para resolver algum problema ou investigar a razão das coisas, questiona as premissas de argumentação, ou seja, é cético."

Difere-se da dogmática na medida em que nesta, "as premissas de sua argumentação são inquestionáveis, como por exemplo, ocorre com a religião por ser a fé inquestionável. A dogmática em contraposição a zetética (que possui caráter amplo),é mais fechada, presa a conceitos fixos e adapta os problemas as premissas."

Sintetizando, podemos dizer que a zetética parte de evidências, e a dogmática de dogmas. 

"Os enfoques zetéticos têm uma função especulativa explícita e são infinitos, pois admitem uma questão sobre a própria questão e suas premissas são dispensáveis. Já o enfoque dogmático, em contraposição, tem uma função diretiva explícita e são finitos, pois parte de uma premissa inatacável, sendo assim o questionamento dogmático definido como finito."

O enfoque zetético pode ser classificado de diferentes formas:

Zetética jurídica empírica "é aquela realizada dentro dos limites da experiência.

Exemplo: Investigação sobre a Constituição de um país com vistas à sua realidade social, política e econômica".

Zetética jurídica analítica é aquela "realizada de modo a ultrapassar os limites da experiência, chegando ao nível formal da lógica ou da metafísica.

Exemplo: Investigação sobre a Constituição de um país com vistas a determinar seus pressupostos lógicos, ou a avaliar seu papel como norma fundamental naquele ordenamento jurídico".

A zetética jurídica empírica e a zetética jurídica analítica ainda podem ser subdivididas em "puras" e "aplicadas".

"Zetética jurídica empírica pura é aquela realizada com finalidade meramente especulativa, desvinculada de qualquer aplicação. Utilizam esse método a Sociologia Jurídica, a Psicologia Jurídica e a Economia Política, dentre outras disciplinas." 

"Zetética jurídica empírica aplicada é aquela realizada com o sentido de conhecer determinado objeto com a finalidade de mostrar como atua. Exemplo: estudo das constituições com o objetivo de aplicar técnicas de solução jurídica de conflitos intersubjetivos. Utilizam esse método a Psicologia Forense, a Medicina Legal e a Criminologia, dentre outras disciplinas."

"Zetética jurídica analítica pura é o estudo dos pressupostos últimos do fenômeno jurídico, incluindo a crítica dos fundamentos formais e materiais do objeto estudado. Utilizam esse método, dentre outras disciplinas, a Filosofia do Direito, a Lógica Formal das Normas e a Metodologia Jurídica." 

"Zetética analítica aplicada é o estudo da instrumentalidadedos pressupostos últimos do fenômeno jurídico, ou seja, de seu funcionamento e aplicação à realidade. Utilizam esse método, dentre outras disciplinas, a Teoria Geral do Direito e a Lógica do Raciocínio Jurídico." 

Fontes:

https://jus.com.br/artigos/47684/zetetica-e-dogmatica

http://comoaprenderodireito.blogspot.com/2017/11/dogmatica-e-zetetica.html

 

3
Dislike0
User badge image

Marina Fonseca

ZETÉTICA JURÍDICA
• Zetética são investigações que tem por objeto o direito no âmbito da Sociologia, Atropologia, história, Filosofia, Psicologia, Ciência Política, etc..
• São disciplinas gerais que admitem, no âmbito de suas preocupações, um espaço para o fenômeno jurídico.
• A medida porém que o espaço é aberto para investigações destes fenômenos, elas incorporam-se ao campo das investigações jurídicas, sob o nome de Sociologia do Direito, etc...
• A investigação zetética tem sua característica principal a abertura constante para o questionamento dos objetos do estudo em todas as direções, por isso dizemos que as investigações são infinitas.

Exemplo: Constituição
• Do ângulo zetético, o fenômeno comporta pesquisas de ordem sociológica, política, econômica... Nessa perspectiva, o investigador preocupa-se em ampliar as dimensões do fenômeno, estudando-o com profundidade, sem limitar-se aos problemas relativos a solução dos conflitos, pois este aspecto compete ao jurista e o faz com a investigação dogmática.


ZETÉTICA EMPÍRICA
• Pura:
• Sociologia jurídica;
• História do Direito;
• Psicologia jurídica;
• Economia política.
• Filosofia do Direito;
• Lógica formal das normas;
• Metodologia jurídica.

• Aplicada:
• Psicologia forense;
• Criminologia;
• Medicina legal;
• Política legislativa.
• Aplicada:
• Teoria geral do direito;
• Lógica do raciocínio jurídico.

• Zetética empírica pura: desse ponto de vista o teórico ocupa-se do direito enquanto regularidades de comportamento efetivo, enquanto atitudes e expectativas generalizadas que permitem explicar os diferentes fenômenos,
• Zetética empírica aplicada: deste ponto de vista o teórico ocupa-se do direito como instrumento que atua socialmente dentro de certas condições sociais;
• Zetética analítica pura: desse ponto de vista, o teórico ocupa-se com os pressupostos últimos e condicionantes bem como com a crítica dos fundamentos formais e materiais do fenômeno jurídico e de seu conhecimento;
• Zetética analítica aplicada: desse ponto de vista, o teórico ocupa-se como a instrumentalidade dos pressupostos últimos e condicionantes do fenômeno jurídico e seu conhecimento, quer nos aspectos formais como materiais.

Exemplo: Direito NaturalDireito á vida, à liberdade, etc...

• No âmbito da analítica pura – Filosofia do Direito – a questão encaminha-se no sentido de discutir sua existência, de saber se se trata de um direito, ou apenas um conjunto de qualidades do homem e, ainda, se é possível seu conhecimento;
• No âmbito da analítica aplicada - - Lógica dos sistemas das normas – se discute como as prescrições de direito natural se posicionam idealmente frente ao direito positivo dos povos, isto é, direito estabelecido pela autoridade competente;
• No âmbito da empírica pura – Sociologia jurídica – se deseja saber quais as regularidades efetivas de comportamento que correspondem ao chamado direito natural, se elas são de fato universais e quais as diferenças observáveis de povo para povo;
• No âmbito da empírica aplicada – Política legislativa - nesse caso estaríamos interessados em mostrar quais as dificuldades por que passa um legislador quando pretende modificar certos comportamentos prescritos por um direito natural.
Conclusão:

• A zetética jurídica, nas mais diferentes discriminações, corresponde, às disciplinas que, tendo por objeto não apenas o direito, são tidas como auxiliares da ciência jurídica. Daí a nomenclatura das disciplinas Filosofia do Direito, Lógica jurídica, Sociologia do Direito, etc... O jurista, em gela ocupa-se completamente delas. Embora seja um especialista em questões dogmáticas é também em certa medida, um especialista nas questões zetéticas.

http://objecao.blogspot.com.br/2009/04/atendendo-pedidos-ai-esta-o-significado.html

2
Dislike0
User badge image

Babalorixa Yann de Xango MEJIOBA

estudos das constituições como objetivo de aplicar técnicas de livros utilazam esse metado da piscologia forense a medicina legal wa essa definição e classificadas pelo autor como: zetetica

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais