Buscar

Como é proposta a ADIN?

💡 2 Respostas

User badge image

Rachel Goes

DO BLOG DIREITO CONSTITUIONAL:

A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) genérica é um dos instrumentos de exercício do controle concentrado de constitucionalidade. Prevista no art. 102, I, “a”, da Constituição Federal, e regulamentada pela Lei nº 9.868/1999, ela busca, por meio do controle abstrato (em “tese”), expurgar do ordenamento jurídico lei ou ato normativo viciado, federal ou estadual, tanto material quanto formalmente.

Além da ADI genérica, o controle concentrado é exercido por intermédio de outros 4 instrumentos jurídicos: a ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO), a ação declaratória de constitucionalidade (ADC), a arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADF) e a representação interventiva, também conhecida como ADI interventiva.

Lembrando que o controle concentrado de constitucionalidade, como seu próprio nome diz, é aquele que se concentra em apenas um órgão. No sistema brasileiro de controle, este órgão é o Supremo Tribunal Federal, titular exclusivo da competência para julgar, em tese, a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo. Esse controle, pelo critério formal de classificação, também é chamado de abstrato ou direto, já que se dá pela via principal, isto é, a análise da constitucionalidade é o objeto principal, autônomo e exclusivo da causa.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O procedimento da Ação Direta de Inconstitucionalidade consta da Lei nº 9.869/99.

Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade:

  • o Presidente da República;
  • a Mesa do Senado Federal;
  • a Mesa da Câmara dos Deputados;
  • a Mesa de Assembléia Legislativa ou a Mesa da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
  • o Governador de Estado ou o Governador do Distrito Federal;
  • o Procurador-Geral da República;
  • o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
  • partido político com representação no Congresso Nacional;
  • confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

A petição indicará:

  • o dispositivo da lei ou do ato normativo impugnado e os fundamentos jurídicos do pedido em relação a cada uma das impugnações;
  • o pedido, com suas especificações.

A petição inicial, acompanhada de instrumento de procuração, quando subscrita por advogado, será apresentada em duas vias, devendo conter cópias da lei ou do ato normativo impugnado e dos documentos necessários para comprovar a impugnação.

Será proposta perante o Supremo Tribunal Federal, orgão responsável pelo julgamento deste tipo de demanda.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais