Buscar

Algum exemplo de principio do contraditorio e ampla defesa

💡 3 Respostas

User badge image

Caique Almeida

Para que tenha um entendimento simplificado, administrarei a área que todo ( ou quase) aluno  se apaixona, sendo ele: Direito Penal. Imagine que pessoa X, venha roubar uma bolsa, da pessoa y, nisto com o processo já instaurado, e correndo seus procedimentos, o autor da açāo ( sujeito Y), diz que fulano ( sujeito X) veio a roubar sua bolsa, com arma de fogo, com grave ameaça, e com palavras de baixo escalāo. O réu (sujeito X), tem o direito do contraditório, ou seja, mostrar ao juiz da açāo que nāo foram estes os fatos ocorridos, fazendo assim oposiçāo ao que já havia sido dito, pelo autor ( sujeito Y). E ainda, o réu, tem o direito da ampla defesa, ou seja, mostrar por meio de fatos que nāo houve tais atos, podendo assim produzir provas, mostrando sua inocência, p.ex. defesa técnica.

6
Dislike0
User badge image

Lyra

Te darei um exemplo de aplicação deste princípios constitucionais no direito privado, ou seja, situação reconhcida pelo STF de aplicação da teoria da eficácia horizontal dos direitos fundamentais. o STF entendeu ilegal a postura da Associação dos Músicos que excluiu um membro sem respeitar os princípios do contraditório e ampla defesa, entendeu o Tribunal que a associação deveria ter oportunizado sua defesa em um procedimento préviamente estabelecido pelo estatuto da associação

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A possibilidade que o réu tem de oferecer contestação é, por si só, um exemplo típico de contraditório. Por meio da contestação ele pode se manifestar, apresentar sua versão dos fatos e rebater o que foi alegado pelo autor na petição inicial. A contestação encontra previsão legal nos arts. 335 e 336, do CPC.

Art. 335.  O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data:

Art. 336.  Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

A não taxatividade dos meios de prova, tal qual indicado no art. 369, do CPC, materializa o princípio da ampla defesa.

Art. 369.  As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais