Buscar

Havendo prova pré constituída em mandado de segurança, deverá ser dispensado o pedido de prova pericial?

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

  • Lei 12.016/09:

"Art. 1o . Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça."

"Art. 10.  A inicial será desde logo indeferida, por decisão motivada, quando não for o caso de mandado de segurança ou lhe faltar algum dos requisitos legais ou quando decorrido o prazo legal para a impetração." 

O conceito doutrinário de direito líquido e certo, requisito do Mandado de Segurança, não admite interpretações "elásticas".

Direito líquido e certo é apenas aquele que independe de dilação probatória, ou seja, o Direito deve ser expresso em Lei e ser demonstrado de plano, e as provas de sua existência devem acompanhar o pedido, sob pena de indeferimento.

Desta forma, temos que no Mandado de Segurança não há espaço para a produção de provas. Não pode haver, em sede de mandado de segurança, prova testemunhal, pericial ou de outra natureza que não seja estritamente documental.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais