Buscar

Dois gigantes do pensamento crítico-reprodutivista são Louiz Althusser e Pierre Bourdieu. A vasta produção de ambos é muito utilizada pelos estudios

Dois gigantes do pensamento crítico-reprodutivista são Louiz Althusser e Pierre Bourdieu. A vasta produção de ambos é muito utilizada pelos estudiosos e pesquisadores da educação. Produziram a teoria denominada “crítico-reprodutivista”, cuja ideia central é ler a educação como instituição que perpetua as desigualdades sociais por meio da repressão e da discriminação. Baseados neles, julgue as alternativas que seguem:

I. Essa linha teórica aponta as contradições sociais que envolvem a educação e considera a relação de dependência que a educação hegemônica possui em relação a sociedade, por isso é reprodutiva. Para ambos, a escola não é uma ilha desagregada da sociedade, mas sim um instrumento de manutenção da sociedade.

II. Pierre Bourdeieu acredita que a escola e a educação exercem a “violência simbólica” sobre os alunos utilizando formas de coerção para que eles  reproduzam os padrões e as normas culturais. Assim, a escola tem o poder de impor as ideias usando a comunicação, tão logo promovendo a doutrinação.

III. Louiz Althusser produziu uma vasta literatura na qual, apropriando-se da concepção marxista de luta de classes e considerando a teoria gramsciana pautada na hegemonia cultural, afirma que a educação é um aparelho ideológico do Estado, entretanto, necessária para formação do indivíduo de modo que participe da harmonia social.

 

São verdadeiras:

 

 

Escolha uma:

a. Apenas II e III.

b. Todas são verdadeiras.

c. Apenas I e III.

d. Apenas I e II.

Questão 8

Ainda não respondida

Vale 5,00 ponto(s).

Marcar questão

Texto da questão

 

De acordo com Paulo Freire:

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Pilar Salles

Fiquei em dúvida entre A e D... 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais