Buscar

Vertente filosófica q equivale a concepção de q não há coisas reais, independente da consciência:A realismo B idealismo C fenomenalismo D objetivismo?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão adequadamente vamos conceituar brevemente cada uma das vertentes filosóficas que são oferecidas como alternativas e, assim, identificar qual delas diz que as coisas não são reais independentemente da consciência.
A letra A mostra a corrente do realismo. O realismo entende que há uma cisão completa entre consciência e realidade, assim, que há coisas reais no mundo, independentemente da consciência.
O idealismo, da alternativa B, diz que todos os objetos do mundo exterior dependem do sujeito, assim, não há coisas reais independemente da consciência.
O fenomenalismo, da alternativa C, entende que as coisas que existem no mundo exterior são apresentadas para a consciência de um sujeito exatemente como elas são e, assim, que as coisas existem de fato no mundo.
A letra D corresponde ao objetivismo, também chamado de positivismo, que entende que o conhecimento do real se dá com as experiências sensíveis, logo, a experiência sensível é real, assim como os objetos externos.
Portanto, a única vertente filosófica entre as que foram apresentadas que preconiza que não há coisas reais independentemente da consciência é o idealismo, que está colocado na letra B.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais