Buscar

O gene mais frequentemente estudado na relação com surgimento de lesões em atletas é o:

GENETICA APLICADA  A ATIVIDADE MOTORA

💡 4 Respostas

User badge image

Thiago Henrique

nenhuma pois Estudos demonstram que indivíduos com o genótipo variante do SNP no gene MMP3 são mais vulneráveis a lesões. O risco só dessa variante foi 2,5 vezes maior. Outros estudos continuam a ser realizados para determinarmos outros genes que possam contribuir para esse risco. 

Cada vez mais o acompanhamento de atletas passa a ser individualizado e, no caso domaratonista, o tratamento e a recuperação da sua lesão devem ser diferenciados, levando em consideração que ele possui uma genética que agrava ainda mais o seu quadro.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Educação Física, mais especificamente sobre genética em atletas.

Existe uma relação muito alta entre a genética de uma pessoa, no caso, de um atleta, e a sua propensão em a adquirir doenças ou se lesionar, assim como existe também uma relação entre os genes com o tempo que cada pessoa leva para se recuperar de determinadas doenças ou lesões adquiridas. Essas relações são entendidas através de estudos relacionados aos fatores genéticos de cada pessoa ou atleta em específico.

Um exemplo de gene que pode ser citado como sendo um importante gene que atua na evidência de uma maior suscetibilidade a lesões e no tempo de recuperação dessas lesões é o MMP3, além do gene CKM, que também tem esse papel.

0
Dislike0
User badge image

Marina Nerone

APOE
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais