Buscar

Em que consiste o princípio da paridade de armas?

Conceito. 

💡 3 Respostas

User badge image

Luiz Gustavo Lobo Simões

Principio da Paridade de Armas, é a igualdade no tratamento entre as partes no processo,  em relação ao exercício de direitos e faculdades, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais definem este princípio processual. Sendo assim,  tratar os desiguais na medida da sua desigualdade, a fim de oferecer proteção jurídica especial a parcelas da sociedade que costumam figurar em situação de vulnerabilidade, como mulheres, menores, população de baixa renda, consumidores, trabalhadores, rurícolas e idosos. Tal novel disposição legal, elevada agora à categoria de princípio, certamente será muito serviente aos milhões de abnegados assistidos pela Defensoria Pública.

12
Dislike0
User badge image

Vanessa Priscila

Obrigada caro colega! 
Excelente resposta!

0
Dislike1
User badge image

Estudante PD

O princípio da paridade de armas é nada mais do que o princípio da isonomia material aplicado ao processo, isto é, tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades. Desse modo, por exemplo, no processo penal em que uma das partes é visivelmente hipossuficiente (réu) é designado um defensor público para a sua defesa caso não possua dinheiro para contratar um defensor particular. Esse ato é uma equiparação de "armas". 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais