Buscar

Explique como a recirculação êntero-hepática pode afetar a farmacocinética de um medicamento.

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Bittencourt

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco até atingir o seu alvo e nesse caminho ele passa por diversos loacis do corpo entre elas a circulação entêro-hepática em que o fármaco é metabolizado assim diminuindo sua biodisponibilidade, diminuindo a quantidade de fármaco disponível para cegar ao seu alvo. Então essa recicurculação acaba por influenciar na farmacocinética.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>No momento de consumir algum alimento, a vesícula biliar se contrai e, assim, libera as micelas no intestino delgado. Onde, então, esses ácidos biliares devem ser reabsorvidos por difusão passiva não iônica ao longo do trato gastrointestinal ou pelo mecanismo dependente de sódio no íleo. A combinação destes dois tipos de reabsorção fornece um método eficiente para a reciclagem de ácidos biliares, uma vez que apenas uma perda de menos de 5% da sua quantidade total é estimada diariamente. A reabsorção no intestino superior é muito limitada porque há o pKa dos ácidos biliares é muito baixa e, portanto, têm uma carga líquida negativa, que não é possível a reabsorção por difusão passiva não iónico, embora não é um Fração de reabsorção do conjugado de glicina e ácidos biliares não conjugados.
Como ácidos biliares passam através do intestino delgado são a aquisição de uma carga neutra, o que facilita a rápida absorção pelas células endoteliais através de difusão passiva. Uma pequena fracção de ácidos biliares não reservatório reabsorvido no intestino delgado e, portanto, vai para o intestino grosso onde ele é submetido a uma transformação bacteriana. Os ácidos biliares perdidos na matéria fecal são substituídos por novos que o fígado sintetiza.Os ácidos biliares entram no sistema porta venoso graças à absorção das células endoteliais intestinais, onde certas proteínas transportadoras se ligam aos ácidos biliares, como é o caso da albumina.
Em geral, a reabsorção é uma tarefa realizada pelos hepatócitos periportais para secretá-los no espaço canalicular. Uma pequena parte dos ácidos biliares não é eliminada pelos hepatócitos, mas é introduzida na circulação sistêmica. Com cada ciclo, uma quantidade de ácidos biliares na forma de soro surge, que vai para os rins, onde é filtrado e ácidos biliares são reabsorvidos pelo mecanismo dependente de sódio numa percentagem elevada e para completar este processo volta para o fígado. As proteínas ligadas aos ácidos biliares produzem uma diminuição nofiltração glomerular .
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais