Buscar

Explique como a recirculação êntero-hepática pode afetar a farmacocinética de um medicamento. A recirculação êntero-hepática é o mecanismo no qual...

Explique como a recirculação êntero-hepática pode afetar a farmacocinética de um medicamento.

A recirculação êntero-hepática é o mecanismo no qual o medicamento em sua forma conjugada com ácido glucorônico retorna ao intestino pela secreção biliar seguindo o caminho para sua excreção.
Os medicamentos que sofrem recirculação êntero-hepática têm sua farmacocinética alterada, permanecendo maior tempo no organismo.
Pela ação das betas glicuronidases bacterianas, que fazem a desconjugação desse fármaco, novamente em sua forma livre, o medicamento é reabsorvido pelo intestino, onde todo o ciclo novamente é realizado.

Essa pergunta também está no material:

Lista III Farmaco FAR UCS 2023 (pdf io)
2 pág.

Farmacologia I Universidade Cruzeiro do SulUniversidade Cruzeiro do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A recirculação êntero-hepática é um mecanismo pelo qual um medicamento, em sua forma conjugada com ácido glucurônico, retorna ao intestino pela secreção biliar, seguindo o caminho para sua excreção. Esse processo pode afetar a farmacocinética do medicamento de algumas maneiras. Primeiro, os medicamentos que passam pela recirculação êntero-hepática têm uma maior permanência no organismo, pois são reabsorvidos pelo intestino. Isso pode resultar em uma meia-vida prolongada do medicamento, ou seja, ele leva mais tempo para ser eliminado do corpo. Além disso, a ação das betas glicuronidases bacterianas no intestino pode desconjugar o fármaco, convertendo-o novamente em sua forma livre. Isso permite que o medicamento seja reabsorvido pelo intestino e retorne à circulação sistêmica, reiniciando o ciclo de recirculação. Essas alterações na farmacocinética podem ter consequências clínicas significativas, como a necessidade de ajustes na dose do medicamento ou a possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais prolongados. Portanto, é importante considerar a recirculação êntero-hepática ao avaliar a farmacocinética de um medicamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais