Buscar

Poderiam me ajudar??? Quais os principais tipos de pesquisa científica e o que os difere no que se refere à coleta de dados?

O método para a execução da pesquisa científica pode variar de acordo com os interesses do pesquisador. Isto significa que a forma e o tipo de investigação podem ser diferentes dependendo do tipo de pesquisa que está sendo realizada. Sobre este assunto responda: Quais os principais tipos de pesquisa científica e o que os difere no que se refere à coleta de dados? 

💡 3 Respostas

User badge image

Kelleygs

– Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.

– Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

 

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Pedagogia, mais especificamente sobre Metodologia Científica.
Os métodos de pesquisa podem ser quantitativos ou qualitativos.

A pesquisa qualitativa tem o objetivo de compreender fenômenos através da coleta de dados narrativos, analisando particularidades e experiências.

Por sua vez, a pesquisa quantitativa visa compreender os fenômenos por meio da coleta de dados numéricos que, após análise, indicaram preferências e comportamentos.


Pesquisas qualitativas são usadas para estudar casos específicos e descobrir como as pessoas pensam ou se sentem de forma mais detalhada. Elas também podem ser utilizadas para explorar determinado assunto que ainda não se tem conhecimento, como no caso de uma empresa que precisa saber como está sua imagem no mercado.Já as pesquisas quantitativas são utilizadas para estudar as tendências em grandes grupos, ou medir dados de sociedades, como no caso de pesquisas de intenção de votos ou do Censo.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais