Buscar

qual a origem do estado do direito Mocambicano

Respostas

32 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Marci Truppel

A primeira Constituição de Moçambique foi aprovada em 20 de julho de 1975 e teve alterações aprovadas pela Assembleia Popular em 13 de agosto de 1978[2] e o texto denomina-se de Constituição da República Popular de Moçambique, o preâmbulo era o texto da Declaração de Independência de Moçambique proferido por Samora Moisés Machel e compunha-se de uma literatura feita em 80 artigos. O artigo 80 dizia: A Constituição da República Popular de Moçambique entra em vigor as zero horas do dia 25 de junho de 1975.

Em 2 de novembro de 1990 a Assembleia Popular aprova uma nova Lei Maior para reger o estado moçambicana, esta tinha 206 artigos e entrou em vigor no dia 30 de novembro de 1990 (art.206).[3]

Em 16 de novembro de 2004 a Assembleia da República aprova uma nova Constituição Política cujo corpo tem uma literatura com 306 artigos.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O Estado moçambicano tem por base um sistema jurídico de raízes romano-germânicas, segundo as quais a principal fonte de direito são as leis escritas; daí porque a jurisprudência não tem valor vinculante.

A República de Moçambique é um Estado de direito democrático, unitário, com autonomia das autoridades locais, e  lastreado na separação e interdependência dos poderes e no respeito institucional dos direitos individuais e a da independência judiciária, conforme disposto na Constituição moçambicana de 2004.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina