Buscar

a) Considerando a realidade do torcedor (demandante de ingressos), classifique a elasticidade-preço dos ingressos de futebol. Justifique ?

💡 2 Respostas

User badge image

Michele Santos

Inicialmente, devemos considerar as classificações em relação à elasticidade da demanda e à elasticidade da oferta desse produto: isto é, os produtos podem ser:


- Elásticos.

- Inelásticos.

- Unitariamente elásticos.

Em seguida, devemos responder aos seguintes questionamentos:


- Esse produto cabe no orçamento do consumidor?

- Esse produto é essencial às pessoas? Ou seja, é possível viver sem esse produto?

- Existem outros produtos substitutos no momento?

Com base nisso, vamos às respostas:


a) No início do campeonato, o ingresso de futebol possui demanda elástica, ou seja, a variação percentual na quantidade demandada do produto será maior que a variação percentual no preço. Embora o ingresso tenha preço menor, o produto não é essencial e existem, naquele momento, outros produtos que são concorrentes, por exemplo: cinema, teatro, shopping e o próprio descanso doméstico.

Contudo, numa final de campeonato, o preço tende a subir bastante tendo-se em vista que é um evento único, exclusivo na vida do torcedor, e este tende a fazer sacrifícios orçamentários. Por isso, a elasticidade-preço do ingresso deve ser classificada como inelástica, ou seja, ainda que os preços subam, a quantidade demandada cairá sempre em menor proporção. Isso porque, numa final de campeonato, os torcedores (demandantes) querem viver a experiência, portanto ela se torna essencial naquele momento. Há a tendência de que os torcedores se sacrifiquem financeiramente para pagar o preço de venda. Não existe evento que o substitui, pois paixão não tem preço.

​​​​​​​


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais