Buscar

O conceito de Supply Chain Management difere-se do conceito de logística por ter como objetivo:

💡 4 Respostas

User badge image

Djalma Alves

 

 A resposta correta é :

A geração de valor na cadeia de suprimentos. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informaçõesrelativas deste ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes. Já o gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management é um termo surgido mais recentemente e que capta a essência da logistica integrada e a ultrapassa.

O SCM destaca as interações logísticas que ocorrem entre as funções do marketing, logística e produção no âmbito d euma empresa e, dessas mesmas interações entre empresas legalmente separadas dentro do canal de fluxo dos produtos.

Oportunidades para melhorias dos custos ou serviços ao consumidores são concretizadas mediante a cordenação e a colaboração entre os integrantes desse canal nos pontos emq ue algumas atividades da cadeia podem não estar sob controle dos especialistas de logística.

0
Dislike0
User badge image

Rose Rodrigues

O supply chain abrange todos os processos que envolvem a vida de um produto, desde a sua produção (a partir de uma matéria-prima) até a entrega ao consumidor final.

Ele é formado por diversos integrantes que agem em etapas diferentes (fornecedores, fabricantes, distribuidores, armazéns, varejistas e consumidores).

Pode-se dizer que o SCM (Supply Chain Management, ou seja, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) desenvolveu-se a partir do conceito de Logística Integrada. A finalidade da gestão da cadeia de suprimentos é assegurar a melhor integração entre todos os processos do supply Chain.

Diferenças entre logística e supply chain

Resumidamente, pode-se dizer que:

  • logística cuida da integração intraempresarial (dentro da empresa);
  • SCM cuida da gestão interempresarial (entre empresas).

O SCM, portanto, envolve fornecedores e clientes em níveis diversos ― como os clientes dos clientes ―, coordenando para racionalizar e otimizar o fluxo dos materiais e das informações (desde a matéria-prima até o consumo do produto final).

Esse tipo de gestão se propõe a eliminar as redundâncias e diminuir o tempo dos ciclos de produção e dos inventários, de forma a oferecer os melhores serviços pelos menores custos aos seus clientes.

A logística procura adquirir o produto ou a matéria-prima da fonte certa, no tempo certo, na quantidade adequada, no local ideal e para o cliente certo ao preço certo.

Ela se relaciona à movimentação dos produtos de um ponto a outro e controla o fluxo de informações sobre esse deslocamento. Preocupa-se com o controle de estoques e, também, com a redução de custos.

  • A logística cuida diretamente da aquisição dos insumos, do armazenamento e do transporte do produto do ponto de origem ao de chegada;
  • O supply chain está mais associado à visão estratégica e integral dos processos logísticos.

Quando se pratica a Logística Integrada, procura-se unificar logística e supply chain para obter melhor:

  • planejamento;
  • gestão de estoques;
  • processamento de pedidos;
  • movimentação e armazenagem;
  • gestão das informações, transporte e distribuição;
  • PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção).

Agora compreende melhor as diferenças entre logística e supply chain? Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais com seus amigos e fazer com que eles também tenham esse conhecimento!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais