Buscar

Porquê alelos da hemofilia são raros em todas as populações enquanto o alelo que causa anemia falciforme é tão comum em algumas população africanas??

💡 11 Respostas

User badge image

Letícia Mtski

Continente africano

OBJETIVO: Por que a anemia falciforme é mais comum em populações africanas?

Primeiramente devemos compreender que a anemia falciforme é caracterizada pelas hemácias em forma de foice, por essa conformidade a oxigenação dos tecidos corporais desse individuo é insatisfatória. Ademais, essa é uma doença genética hereditária, a qual só se desenvolve em homozigose, para isso é preciso que pai e mãe transmitam tal gene.

               A questão da prevalência da anemia falciforme em populações africanas se deve por uma questão histórico-genética. A malária causada pelo Plasmodium falciparum teve grande prevalência em certas regiões geográficas da África, o que acometeu muitos óbitos nessas regiões. Porém, indivíduos com anemia falciforme apresentam a troca do aminoácido glutâmico pelo aminoácido valina, ou seja, uma mudança na estrutura, que passa a conter a enzima heme oxigenase-1, esta produz monóxido de carbono, o gás impede que o parasita Plasmodium termine seu ciclo e provoque a lise da hemácia. Dessa maneira, indivíduos com anemia falciforme não morriam com os surtos de malária, assim, cada vez mais nasciam e sobreviviam indivíduos vindos de pais com anemia falciforme, e portadores homozigoticos desse gene. Isso resume uma seleção natural advinda de um benefício comum à região, ao longo de muitos anos.

               Portando, conclui-se que a anemia falciforme não é uma doença de negros, ou africana, mas uma doença geográfica, derivada de uma estratégia evolucionaria humana, para lidar com a malária causada pelo P.falciparum.


1
Dislike0
User badge image

Samuel Ribeiro

hjhjlkjlkjl

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão utilizaremos conhecimentos prévios de Biologia, mais especificamente sobre Genética de Populações.Quando falamos de genética sempre temos que nos atentar ao significado dos termos recessivo e dominante. Quando falamos de um gene dominante, estamos nos referindo a um gene que necessita de apenas um alelo para se manifestar no indivíduo. Porém, quando estamos no referindo aos genes recessivos isso quer dizer que esse gene dificilmente manifesta suas características, já que basta apenas um alelo dominante para que as características recessivas não se manifestem.

A hemofilia é caracterizada como uma doença recessiva. Porém, sua manifestação ocorre no cromossomo X, ligado ao sexo do indivíduo, ou seja, para que uma criança do sexo feminino nasça com a doença, é necessário que tanto sua mãe quanto seu pai possuam o gene da doença. Para o caso dos meninos, é necessário apenas que a mãe tenha o cromossomo defeituoso.

Já a anemia falciforme também é uma doença recessiva, porém, seu diagnóstico não está ligado ao sexo do indivíduo, já que a probabilidade de manifestação é a mesma para ambos os sexos. Acredita-se que a manifestação dessa doença em populações africanas está ligada à uma característica evolutiva. Sendo que, indivíduos com a doença não contraem malária, que é um dos maiores causadores de mortes em países africanos. Portanto, é por conta de tais fatores que a anemia falciforme é tão comum em países africanos, enquanto a hemofilia é tão rara.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais