Buscar

Acerca dos princípios administrativos,

Acerca dos princípios administrativos, julgue os itens que seguem: I- Havendo antinomia entre a razoabilidade e a lei, aplica-se o sistema positivo, ou seja, prevalecerá, sempre, a lei. II- No que tange a atuação do administrador, poderá tomar iniciativa para prática de atos, mesmo sem que haja atribuição legal, para melhor atender o interesse público. III- O Administrador ao exercer determinada atividades, estará manifestando a vontade da própria Administração, não podendo responder, direta ou indiretamente, pelos seus atos em virtude do princípio da impessoalidade. Marque a alternativa correta:

Respostas

81 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

thamara alcantara

Princípio da legalidade

Princípio da Impessoalidade

Princípio da Moralidade

Princípio da Publicidade

Princípio da Eficiência

Princípio da Supremacia do Interesse Público

Princípio da Presunção de Legitimidade ou de Veracidade

Princípio da Continuidade

Princípio da Hierarquia

Princípio da Autotutela

0
Dislike0
User badge image

Thalles Gameiro

Alternativa CORRETA:

Todos os itens são falsos.

 

I – O entendimento da doutrina majoritária é de que o Princípio da Razoabilidade tem fundamento constitucional e, portanto, deve ser observado por toda a legislação infraconstitucional. Se a lei viola esse princípio ela padecerá de vício de constitucionalidade.

II – Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo ensinam que: “Essa é a principal diferença entre o princípio da legalidade para os particulares e para a Administração. Aqueles podem fazer tudo o que a lei não proíba; esta só pode fazer o que a lei determine ou autorize. Inexistindo previsão legal, não há possibilidade de atuação administrativa. O princípio da legalidade administrativa tem, portanto, para a administração publica, um conteúdo muito mais restritivo do que a legalidade geral aplicável à conduta dos particulares (CF, art. 5º, II). Por outro lado, para o administrado, o princípio da legalidade administrativa representa uma garantia constitucional, exatamente porque lhe assegura que a atuação da administração estará limitada ao que dispuser a lei.” (Direito Administrativo Descomplicado. 21ª ed. pg. 188)

III – O administrador público, no exercício de sua função, realmente manifesta a vontade da Administração, o que não exclui sua responsabilidade pessoal, ainda que indireta (o ente público será responsabilizado diretamente e somente depois buscará a compensação do servidor responsável pelo dano).

 

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina