Buscar

Descreva de forma resumida como ocorre o processo de expansão clonal, seleção clonal e memoria imunológica ?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Moraes

Expansão clonal ocorre quando cada linfócito maduro que emerge dos órgãos linfoides centrais difere dos outros quanto à especificidade desse receptor de antígeno. Quando esse linfócito prolifera, ele forma um clone de células idênticas portadoras de receptores de antígenos idênticos.

A seleção clonal acontece quando esse clone de células idênticas pode agora secretar anticorpos clonotípicos com especificidade idêntica à do receptor de superfície que primeiramente desencadeou a ativação e a expansão clonal.

A memória imunológica é o que confere uma imunidade protetora por toda a vida contra reinfecções pelo mesmo patógeno.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Expansão clonal é quando os linfocitos são ativados devido ao reconhecimento de um antigeno derivado de um microrganismo ou de substancias externas que possam causar danos ao corpo. Apos isso, a célula recebe sinais para que se iniciem a divisão celular destas células adaptadas para combater o patogeno e assim dá inicio á um "exercito".

A seleção clonal ocorre antes da expansão, consite e quando uma célula devido a sinais é recrutada para combater determinado agente. Esta seleção é referente a suas caracteristicas.

E memoria imunologica é quando uma linfocito apos entrar em contato com um antigeno, gera uma uma memoria, ou seja caso o antigeno reconheça novamente este mesmo antigeno, ele desencadeará uma resposta mais rapida do que a primeira por se lembrar do primeiro contato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais