Buscar

Imunologia-Seleção clonal



Continue navegando


Prévia do material em texto

Explique o processo conhecido como seleção clonal de linfócitos, o papel do timo neste processo e motivo desta seleção. 
R: 
Função do Timo:
-Maturação de Linfócitos T;
-SeleçãoTímica;
 Eliminação das células que reconhecem e respondem a autoantígenos;
 Eliminação das células que respondem fracamente à antígenos exógenos;
-Maturação de linfócitos T principalmente no período fetal e após o nascimento;
-90-95% dos timócitos entram em apoptose;
-AusênciadeTimo: falta de células T.
Processo conhecido como seleção clonal de linfócitos:
O processo chamado de clonagem ou seleção clonal ou ainda, seleção tímica ocorre principalmente no período fetal e após o nascimento e é o processo que induz as células ótimas a se multiplicarem para que estas células seja efetivamente a população de linfócitos para defender o organismo contra patógenos.
Papel do timo neste processo:
A função do timo é a realizar a expansão e seleção de linfócitos testando-os de duas formas:
-Através da eliminação das células que reconhecem e respondem a autoantígenos que é quando o Timo recebe uma grande quantidade de linfócitos T na medula óssea , seleciona as células que são ótimas para o animal e mata todas as células que possuem a capacidade de reconhecer e responder à auto-imunidade ou de se ligar ao antígeno próprio fazendo o processo de clonagem somente das células que foram selecionadas como eficientes.
-E também, através da eliminação das células que respondem fracamente a antígenos exógenos, pois a preferência do Timo é de um linfócito que não reaja contra o próprio corpo do animal e que não seja muito fraco e sim de um linfócito que promova uma resposta imune eficiente, , contra organismos externos. Dessa forma, os Linfócitos T que não tiverem capacidade de reconhecer antígenos do próprio animal ou se ligar a esse antígeno, serão automaticamente eliminados por apoptose e o timo por sua vez, entra em involução, ocorrendo esta fase logo após o nascimento . Cerca de 90 à 95% dos timócitos entram em apoptose.
Motivo desta seleção:
É apresentar os antígenos para avaliar se sua resposta imune é eficiente ou não. Caso a resposta seja muito fraca ou não reagir contra o próprio corpo do animal o linfócito é eliminado. Dessa forma, as populações chamadas de fracas ou populações indesejadas vão sendo eliminadas e os linfócitos que sobraram e que são realmente eficientes serão estimulados a se proliferar, promovendo a expansão clonal. Após este processo, os linfócitos eficientes saem do timo e vão para os linfonodos para se posicionar. E assim, o timo entra em involução e em apoptose, logo após o nascimento.