pergunta

Sabe-se que crianças com lesão cerebral podem apresentar capacidades intelectuais dentro dos padrões de normalidade ou apenas alguns prejuízos de cognição, o que não impede condições mínimas ou até mesmo satisfatórias de aprendizagem. Neste contexto, leia com atenção as asserções abaixo:

 

I. A dificuldade de mensuração da capacidade intelectual das pessoas com deficiência pela ausência de investigação neurológica ou pela dificuldade de aplicação de testes padronizados que aferem a inteligência, prejudicam os encaminhamentos e mascaram seu potencial real.

II. Há crianças lesadas fisicamente que não recebem nenhum tipo de assistência e muitas são encaminhadas a atendimentos inadequados e se frustram ao se depararem com programas impróprios, que resultam em descrédito até mesmo para o ensino especializado.

III. Muitas crianças com deficiências físicas devem receber assistência própria, pois todas elas possuem deficiência intelectual severa, acentuando o seu estado e, nesses casos, é dispensável o auxílio de um profissional especializado, o que dificulta o atendimento eficaz.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma:

a. As três proposições (I, II, III) são verdadeiras.

b. Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c. As três proposições (I, II, III) são falsas.

d. Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

e. Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

Disciplina:Educação Especial1.519 materiais