Buscar

Como era a economia espartana?

Respostas

User badge image

Andre Smaira

O período Arcaico da Grécia Antiga, que antecedeu o período Clássico, é conhecido pelo desenvolvimento político, social e cultural, e também pela formação de diversas cidades independentes, as pólis.

Se tratando das pólis, temos como as mais destacadas Esparta e Atenas, cada uma com uma característica própria em relação ao seu próprio desenvolvimento.

No de cidade de Atenas, temos uma economia baseada no desenvolvimento do comércio, motivo pelo qual a cidade era considerada cosmopolita; foi, também, o berço da democracia, ao qual seus cidadãos eram instruídos a ter uma boa formação intelectual.

Entretanto, no caso de Esparta, a cidade possuía educação militar, e em 700 a.C. o povo espartano já havia conquistado toda a Península do Peloponeso, fator que possibilitou Esparta a posse de uma grande quantidade de terras férteis, de modo que a economia dessa pólis era de base agrária e com mão de obra escrava (os inimigos que perdiam as batalhas eram escravizados e forçados a trabalhar nas terras espartanas).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina