Buscar

Por que o filo das esponjas é chamado de porifero?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A morfologia das esponjas mais simples toma a forma de um cilindro com uma grande cavidade central, o espongocelo, ocupando o interior do cilindro. A água pode entrar no spongocoel de vários poros na parede do corpo. A água que entra no spongocoel é expelida através de uma grande abertura comum, chamada osculum. No entanto, as esponjas exibem uma diversidade de formas corporais, incluindo variações no tamanho do spongocoel, o número de osculi e onde as células que filtram os alimentos da água estão localizadas. Enquanto esponjas não apresentam organização da camada de tecido, eles têm diferentes tipos de células que executam funções distintas.
Os pinacócitos, que são células epiteliais, formam a camada mais externa de esponjas e envolvem uma substância gelatinosa chamada mesoil. Mesohyl é uma matriz extracelular consistindo de um gel colágeno-like com células suspensas que desempenham várias funções. A consistência gelatinosa do meso-il atua como um endosqueleto e mantém a morfologia tubular das esponjas. Além do osculum, esponjas têm múltiplos poros chamados óstios em seus corpos que permitem que a água entre na esponja.
Em algumas esponjas, os óstios são formados por porócitos, células únicas em forma de tubo que atuam como válvulas para regular o fluxo de água para o espongocoel. Em outras esponjas, os óstios são formados por dobras na parede do corpo da esponja.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais