Buscar

O que é Apriorismo Kantiano e Criticismo?

💡 4 Respostas

User badge image

Marcelo Gabriel

O Apriorismo pode ser uma posição filosófica que fica entre o racionalismo e o empirismo, enquanto o cada um destas acreditam que só por meio da razão ou a experiência, respectivamente, se obtêm o conhecimento, o Apriorismo fica no meio termo, ambas razão e experiencia devem trabalhar juntas para se alcançar o conhecimento.

O criticismo é um sistema filosófico que busca a razão através da razão, procura determinar qual é o limite da compreensão humana.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre os temas que estão relacionados com o Apriorismo Kantiano e Criticismo vamos utilizar nossos conhecimentos sobre Filosofia.Sendo um proposta formulada por Kant, o Criticismo busca considerar em termos de análises críticas daquilo que entendemos como ser racional e todas as parcelas do conhecimento que estão por trás desta formulação. As bases críticas são formuladas a partir do racionalismo e dos modelos de produção empírica.

Já o Apriorismo Kantiano prevê que todas as construções podem ser vir de base para a geração de conhecimento, sendo a formulação empírica a principal para compreender uma ideia, em conjunto com as experiências do cotidiano.Por fim, ambas ideias são complementares já que uma critica as bases do empirismo e racionalismo e a outra, por sua vez, acredita nas bases empíricas e na experiência para construção da racionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais