Buscar

Explique como as bactérias se reproduzem

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Biologia Geral.
As bactérias são classificadas como seres unicelulares e procariontes e pertencem ao reino Monera. Esses seres podem apresentar reprodução assexuada ou sexuada, sendo que a forma assexuada é a mais comum de ocorrer.

A reprodução assexuada nas bactérias pode ocorrer de duas maneiras, sendo elas a bipartição e a cissiparidade e nesse processo de reprodução há a duplicação do DNA da bactéria e em seguida, ocorre uma divisão em duas células. Nesse processo as bactérias se multiplicam de forma muito rápida se houverem todas as condições necessárias para que ocorra todo o processo.

A reprodução sexuada nas bactérias pode ser realizada por três vias, sendo elas a transformação, transdução e conjugação. E nesse tipo de reprodução ocorre a transferência de DNA de uma bactéria para outra bactéria e depois de transferido, o DNA que foi doado se recombina com o DNA da bactéria que o recebeu e ocorre a produção de cromossomos contendo misturas dos genes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais