Buscar

Quais transformações de energia estão envolvidas em uma usina hidrelétrica?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para isso, vamos entender o funcionamento de uma usina hidrelétrica.
Energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através da força de movimentação da água, como por exemplo, as correntezas de um rio.

Para que esse processo ocorra, é necessária a construção de usinas próprias em rios, que possuam um nível elevado de água e em desnivelamento terrestre, como analogia, podemos ilustrar como uma cachoeira.

Esse tipo de força de água é nomeada como energia potencial, onde a água passa por tubos específicos dessa usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (realizada pela água) em energia mecânica (oriunda do movimento das turbinas). Estas turbinas estão conectadas a um gerador, que é responsável pela conversão da energia mecânica em energia elétrica.


Podemos compreender que as energias presentes em uma usina hidrelétrica, é a mecânica - realizada pela força das águas, e a elétrica - gerada pela energia mecânica e produzidas nas turbinas.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais