Buscar

que organismos estao presentes em um liquen? quais sao os beneficios dessa associaçao para cada um dos seres vivos envolvidos?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Nesse exercício, iremos tratar do conceito das relações ecológicas harmônicas.
Na natureza, é comum e crucial a constante associação entre os fatores bióticos e abióticos na natureza, a qual, dessa associação, garantimos o equilíbrio do ecossistema.

Além da associação entre os elementos vivos e não vivos na natureza, temos também as relações ecológicas, que são as interações que ocorrem entre os seres vivos.

Temos, como exemplo, os líquens, que são formados pela simbiose (tipo de relação ecológica; também chamada de mutualismo obrigatório) entre fungos (porção micobionte) e algas ou cianobactérias (porção fotobionte).

No mutualismo, ambos os organismos dependem da associação para sobreviver, com os líquens é a mesma coisa, ambos os organismos envolvidos possuem benefícios por essa relação, mas, também, dependem dela; No caso dos benefícios para os organismos encontrados nos líquens, podemos ressaltar: a realização da fotossíntese e, consequentemente, de alimento orgânico, proveniente da porção fotobionte, e, da porção micobionte, podemos associar a função de proteção do organismo como um todo, além de propiciar um ambiente adequado para o desenvolvimento da alga.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais