Buscar

O que é dezena de milhar?

💡 4 Respostas

User badge image

charles rocha

a dezena de milhar é a quinta casa decimal, equivalente a10.000 unidades

3
Dislike0
User badge image

Josiane Sousa

Matemática
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão, é necessário aplicar conhecimentos básicos de Matemática, sobretudo Aritmética.
O sistema de numeração utilizado na atualidade é o sistema de numeração decimal, isto é, trata-se de um sistema de base 10 — que utiliza 10 algarismos diferentes para representar todos os números.

É um sistema na qual a posição do algarismo modifica o seu valor. Na representação de um número, a ordem indica a posição que um algarismo ocupa na representação de um número. A 1ª ordem, da direita para a esquerda, é a ordem das unidades; a 2ª ordem, das dezenas; e a 3ª, das centenas. As ordens também são agrupadas em classes, as quais contêm 3 ordens cada. A 1ª classe contém as três primeiras ordens (unidade, dezena e centena). A 2ª classe contém a 4ª, a 5ª e a 6ª ordens e é denominada classe dos milhares. Temos, então, na classe dos milhares, as unidades de milhar, as dezenas de milhar e as centenas de milhar.

Assim, quando alguém diz “três dezenas de milhar”, isto significa 30 (três dezenas) vezes 1000 (um milhar), ou seja, 30000. É, portanto, um múltiplo de uma dezena de milhar, que corresponde a 10000.

Por outro lado, considere o número 176532. É composto por 2 unidades, 3 dezenas, 5 centenas, 6 unidades milhar, 7 dezenas de milhar e 1 centena de milhar. Em outras palavras, a ordem das dezenas de milhar é a 5ª ordem na representação de um número.


Portanto, ao se referir a quantidades, a palavra dezena de milhar indica um múltiplo das dezenas de milhar (10000). Por outro lado, quando se pretende indicar a posição de um algarismo, as dezenas de milhar correspondem à 5ª ordem.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais