Buscar

como calcular a perda de carga em um canal de escoamento livre?

💡 5 Respostas

User badge image

aabetanc AB

deltaH=(Z1+h1+(v1^2/2g))-(Z2+h2+(v2^2/2g))

 

Onde 

 

Z1+h1  e Z2+h2 são as linhas piezomentricas nos pontos 1 e 2 respetivamente, sendo h1 e h2 as profundidades dos escoamentos.

(v1^2/2g) e (v2^2/2g) são as energia cinéticas nos pontos 1 e 2, respectivamente.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Visando responder a esse questionamento empregaremos nossos conhecimentos acerca da disciplina de Hidráulica.

------

Também denominado como mecânica dos fluídos, a temática de hidráulica depreende o estudo do comportamento dos líquidos, sua vazão, pressão, derramamento, mudanças de estados. É uma parte da ciência Física dividida em três áreas de conteúdos: hidrostática, hidrocinética e hidrodinâmica. Sendo empregado na área de exatas, principalmente em engenharias, como a Civil, a Elétrica a Mecânica, entre outras. Parte do estudo da vazão de rios e lagos, podem serem utilizados o método do flutuador que consiste na medição da velocidade da água corrente, como por exemplo uma boia presa a um cronômetro. Para confirmar os dados é necessário repetir o processo pelo menos duas ou três vezes. Sendo a Hidrometria, o estudo das grandezas relacionadas a vazão da hidrologia. Para realizar o cálculo referente a perda de carga em um canal de escoamento livre, utilizamos a seguinte fórmula:


\[\Delta H = ({Z_1} + {h_1} + ({v_1}^{{2 \over {2g}}})) - ({Z_2} + {h_2} + ({v_2}^{{2 \over {2g}}}))\]

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais