Buscar

Questão Ciência dos Materiais

Um corpo de prova cilíndrico de aço tendo um diâmetro de 15,2 mm e um comprimento de 250 mm é deformado elasticamente em tração com uma força de 48.900 N. Considerando o módulo de elasticidade o aço = 207 GPa, determine:

a. Quanto esse corpo de prova irá se alongar na direção da tensão aplicada

💡 4 Respostas

User badge image

Netinho Fernandes

massa 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em Resistência dos Materiais estudamos as curvas de deformação dos materiais, submetendo corpos de prova a ensaios de resistência à tração, compressão, cisalhamento, entre outros.

No corpo dado, por exemplo, caso seja efetuada um ensaio de tração axial como proposto, se for aplicado uma carga de \(48900N\) no corpo, a deformação será de:


\[\eqalign{ E &= {\sigma \over \varepsilon } \Rightarrow \varepsilon = {\sigma \over E}\cr\varepsilon &= {{48900/\left( {\pi \cdot {{0,0152}^2}/4} \right)} \over {207 \cdot {{10}^9}}} \cong 1,3 \cdot {10^{ - 3}}m = 1,3mm }\]

Poranto, a deformação que o corpo deve sofrer na direção da tensão aplicada, resguardadas as características do material, é de \(\boxed{1,3 \ \ mm}\), aproximadament.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais