Buscar

Como diferenciar o tipo de solo onde ocorre uma ruptura geral ou local?

Respostas

16 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Andre Smaira

Através de métodos e ensaios de amostras do solo. No Brasil os ensaios mais empregados para determinação de parâmetros de resistência ao cisalhamento (teste de ruptura) são:

• Ensaio de palheta ou "Vane Shear Test";

• Ensaio de penetração estática do cone (CPT)

O ensaio consiste em cravar a palheta e em medir o torque necessário para cisalhar o solo, segundo uma superfície cilíndrica de ruptura, que se desenvolve no entorno da palheta, quando se aplica ao aparelho um movimento de rotação.

Ensaio de penetração estática do cone – CPT.

O ensaio de penetração estática do cone, foi desenvolvido na Holanda e está normalizado pela ABNT através da norma NBR 3406. O ensaio de CPT permite medidas quase contínuas da resistência de ponta e lateral devido à cravação de um penetrômetro no solo no qual permite identificar o tipo de solo, destacando a uniformidade e continuidade das camadas. É um ensaio de custo relativamente baixo, rápido de ser executado, sendo, portanto, indicado para a prospecção de grandes áreas.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Rodrigues

Ruptura Geral ocorre em solos compactos ou rijo, está ruptura é brusca e catastrófica com perda de carga.

Ruptura Local ocorre em solos fofos ou moles, neste caso não haverá um colapso ou um tombamento.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina