Buscar

Me ajudem por favor tenho que entregar isso segunda e estou sem tempo para fazer!!!!!!!

 

 

 

1. Com relação a distribuição de agentes tóxicos no organismo assinale a alternativa correta:

a) A fração ligada à proteína do xenobiótico atravessa livremente a membrana.

b) A fração ligada do xenobiótico à proteína é excretada pelos rins.

c) A fração livre (não ligada às proteínas) funciona como reservatório do xenobiótico.

d) a ligação com proteínas plasmáticas não interfere no metabolismo dos toxicantes.

e) Na competição de dois xenobióticos pela ligação às proteínas plasmáticas, liga-se aquele que tiver maior afinidade pelos sítios de ligação.

 

2. No Brasil, em 2015, foi realizado um estudo sobre a utilização de drogas de abuso entre os caminhoneiros. Participaram do estudo 993 motoristas de caminhão, que coletaram, voluntariamente, amostras de urina para a realização das análises toxicológicas. Os resultados foram positivos para o uso de anfetaminas (5,4%), cocaína (2,6%) e maconha (1,0%). SINAGAWA D.M. et al. Association between travel length and drug use among brazilian truck drivers. Traffic Inj. Prev., v. 16, n. 1, p. 5-9, 2015 (adaptado).

Em relação às análises toxicológicas das drogas de abuso e/ou seus metabólitos na urina, avalie as afirmações a seguir.

I. A concentração salivar de cocaína, quando analisada, é equivalente à concentração urinária dessa droga.

II. A anfetamina e heroína podem ser detectadas por cerca de 12 horas após o consumo. A janela de detecção do consumo de drogas no cabelo, pelos e unhas é muito maior que na saliva e urina.

III. Quanto a cocaína, o estímulo e a ativação da captação de catecolamina pelo SNC resultam em um estado de estímulo simpático generalizado muito semelhante ao da intoxicação por anfetamina. Os efeitos cardiovasculares resultantes de altas doses de cocaína, provavelmente relacionados ao bloqueio dos canais de sódio da célula cardíaca, incluem depressão de condução e de contratilidade.

 

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

 

3. Quanto ao mecanismo de toxicidade das drogas sociais, analise as proposições a seguir.

I. As ações primárias da cocaína são os efeitos anestésicos locais, o estímulo do SNC e a ativação da captação neuronal de catecolaminas.

II. THC, principal psicoativo da maconha, que se liga aos receptores de anandamida no cérebro, pode apresentar atividades estimulatória, sedativa ou alucinógena, dependendo da dose e do tempo decorrido após o consumo. Tanto a liberação de catecolaminas (que levam à bradicardia) quanto a inibição dos reflexos simpáticos (que levam à hipotensão ortostática) podem ser observadas.

III. Em geral, opioides compartilham a habilidade de estimular receptores específicos de opiáceos no SNC, causando sedação e depressão respiratória. O óbito advém da insuficiência respiratória, geralmente resultante de apneia ou da aspiração pulmonar de conteúdos gástricos. Além disso, poderá ocorrer edema pulmonar não cardiogênico por mecanismos desconhecidos.

 

É correto o que se afirma em

a) III, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

 

4. Em relação à absorção gastrintestinal de agentes tóxicos, é correto afirmar que:

a) ela ocorre sempre por difusão ativa na porção do trato em que ocorrer a maior concentração da forma lipossolúvel, não ionizada.

b) na absorção pela mucosa oral, como na intoxicação por cocaína, os níveis sanguíneos são mais elevados porque não há ação do suco gastrintestinal.

c) ela ocorre no intestino delgado, porque nele a vascularização é mais intensa do que em outra porção do trato gastrintestinal.

d) pode haver transporte passivo de alguns agentes tóxicos, como o chumbo, porque ele utiliza o sistema de transporte do cálcio.

e) essa absorção está condicionada à vacuidade gastrintestinal, sendo favorecida quando o sistema não estiver vazio.

 

5. Intoxicação é um conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais de desequilíbrio orgânico, produzido pela interação entre o agente tóxico e o sistema biológico. Em relação à intoxicação, é correto afirmar que:

a) na fase de exposição, é de suma importância a concentração do agente tóxico em condições de entrar nas vias parenterais do indivíduo.

b) na fase toxicocinética, ocorrem exclusivamente reações químicas em que o agente intoxicante altera funções do indivíduo, mas não sofre alterações.

c) na fase excretória ou emunctória, ocorre a inibição das reações entre o agente intoxicante e o organismo e, com isso, cessam os efeitos prejudiciais.

d) na fase toxicodinâmica, ocorre a interação biológica do agente intoxicante com o organismo vivo, promovendo alterações prejudiciais morfológicas ou funcionais.

e) na fase clínica, estão presentes manifestações clínicas de sintomas e sinais, mas as manifestações laboratoriais estão ausentes.

 

6. Na atualidade, a Toxicologia Social tem sido muito importante para a população em geral, porque é a área da Toxicologia que estuda:

a) as ações e os efeitos nocivos de substâncias usadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto.

b) as ações e os efeitos nocivos diretos causados pela interação de agentes contaminantes do ambiente com o organismo humano.

c) todos os efeitos nocivos de drogas ou fármacos e os processos de análise para identificação de processos bioquímicos relacionados.

d) a toxicidade de substâncias veiculadas pelos alimentos, estabelecendo índices de tolerância de substâncias em alimentos.

e) os efeitos nocivos decorrentes do uso não médico de drogas ou fármacos, com prejuízos para o usuário e a sociedade.

 

7. A ação tóxica de uma substância habitualmente cessa por:

a) biotransformação e excreção, já que a redistribuição do sítio de ação para outros tecidos é rara.

b) excreção e redistribuição para outros tecidos, porque a biotransformação origina moléculas inativas.

c) biotransformação, excreção e redistribuição para o sistema nervoso central, porque os catabólitos são hidrossolúveis.

d) biotransformação em compostos inativos e redistribuição destes para outros tecidos, reduzindo a concentração no sítio de ação.

e) biotransformação, excreção e redistribuição para outros tecidos, como ocorre especialmente nos anestésicos lipossolúveis.

 

8. Durante o processo de intoxicação, a fase que corresponde ao comportamento do agente tóxico após o contato com o organismo humano, chama-se:

a) Fase de exposição

b) Fase Toxicodinâmica

c) Fase Toxicocinética

d) Efeito tóxico

e) Fase de Toxicidade

 

9. Sobre Toxicocinética, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

(     ) A fase da absorção consiste na passagem do agente tóxico através das membranas biológicas, alcançando a corrente sanguínea.

(      ) Na fase da absorção, o transporte das substâncias químicas ocorre somente por difuso simples ou passiva.

(      ) Na fase da distribuição o único local que acumula agente tóxico é a proteína plasmática.

(   ) Conforme o tipo de agente tóxico absorvido, ele pode ser eliminado inalterado ou como produtos de biotransformação.

 

a) V,F,V,F

b) V,V,V,V

c) F,V,F,V

d) V,F,F,V

e) V,V,V,F

 

10. A exposição dos trabalhadores a produtos químicos em sua atividade profissional leva ‡ necessidade de investigar a toxicidade dessas substâncias, assim como a maneira que agem no organismo humano. Essa é a área de conhecimento de que se ocupa a Toxicologia Industrial, sendo que:

a) após uma exposição, as interações entre as substâncias tóxicas e o organismo vivo compreendem duas fases distintas: aquela chamada toxicodinâmica, em que ocorrem os efeitos das substâncias tóxicas no organismo, e a fase toxicocinética, em que se dão os efeitos do organismo nas substâncias tóxicas.

b) a difusão passiva é considerada um mecanismo acessório, de menor importância, que é utilizado raramente pelas substâncias químicas para atravessar as membranas celulares e depende fundamentalmente da espessura da membrana e da área disponível.

c) a metabolização ou biotransformação de uma substância tóxica envolve processos fisiológicos conduzidos por enzimas específicas, aptas a esse tipo de demanda, que normalmente não são mobilizadas pelo organismo.

d) a osmose facilitada consiste em um sistema de transporte mediado por um xenobiótico que tem a capacidade de mover uma molécula através de uma membrana que separe meios com concentrações francamente distintas.

e) um mecanismo cada vez mais aceito como um dos mais comuns da ação tóxica no organismo é a quelação, que provoca a combinação química de uma estrutura inorgânica com um sal, que est· firmemente ligado ‡ estrutura inorgânica.

 

11. A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos das interações de substâncias químicas com o organismo. Considere as afirmativas abaixo:

I A intoxicação de um indivíduo engloba diversos processos fisiopatológicos e decorre da interação de um agente de natureza química ou biológica com o organismo.

II Para que ocorra uma intoxicação, há a necessidade de uma exposição a um agente tóxico que deverá alcançar o sítio-alvo. Portanto, a expressão da toxicidade de uma substância sobre um sistema biológico dependerá de diversos fatores, que incluem as propriedades físico-químicas do agente tóxico, as condições de exposição e de uma série de eventos que ocorrem dentro do organismo, ou seja, de seu comportamento toxicocinético e toxicodinâmico.

III As substâncias químicas estranhas ao organismo e sem valor nutritivo são chamadas xenobióticos.

 

É correto afirmar que

a) apenas I e III estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) apenas I está correta.

d) apenas III está correta

e) I e II apenas estão corretas.

 

12. A contaminação por metais tem despertado a atenção da comunidade científica devido aos severos danos que esses elementos podem trazer à saúde humana e ao meio ambiente. Considere as afirmativas abaixo:

I A ecotoxicologia é o ramo da toxicologia ambiental que estuda os efeitos nocivos à biota decorrentes da exposição a agentes tóxicos.

II Um dos objetivos da toxicologia ambiental é proteger populações e comunidades de diferentes espécies da ação de substâncias tóxicas em concentrações que podem estar associadas a efeitos adversos.

III Teratogenicidade é a capacidade específica que uma substância tóxica tem de produzir câncer em animais de laboratório e no homem.

 

É correto afirmar que

a) apenas I e II estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) apenas I está correta.

d) apenas III está correta.

e) apenas II está correta.

 

13. Considere as afirmativas abaixo sobre toxicologia ocupacional e ambiental:

I A toxicologia ocupacional é a parte da toxicologia que identifica e quantifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que elas oferecem à saúde do trabalhador.

II A frequência de exposição, a duração da exposição e a via de administração da substância não são fatores que influenciam na toxicidade de uma substância.

III A prevenção da intoxicação em toxicologia ocupacional pode ser alcançada em três etapas fundamentais, que são: reconhecimento, avaliação e controle do produto tóxico.

 

É correto afirmar que

a) apenas I e III estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) apenas I está correta.

d) apenas III está correta.

e) apenas II está correta.

 

14. Considere as seguintes afirmativas, sobre toxicologia ocupacional e ambiental:

I A exposição simultânea a várias substâncias pode alterar uma série de fatores, como absorção, ligação proteica, metabolização e excreção, que influenciam a toxicidade de cada uma delas separadamente. Assim, a resposta final aos tóxicos combinados pode ser maior ou menor conforme os efeitos aditivos, sinérgicos, potencializadores ou antagonistas de cada um deles, quando combinados.

II Em toxicologia ambiental, as reações alérgicas são definidas como reações anormais a certos agentes tóxicos. Nesses casos, o indivíduo pode apresentar uma reação adversa a doses extremamente baixas (consideradas não tóxicas) ou apresentar tolerância surpreendente a doses consideradas altas ou até letais.

III O conceito de intoxicação aguda refere-se ao efeito tóxico após a exposição prolongada a doses cumulativas de um agente tóxico, num período prolongado, geralmente maior de 3 meses, chegando até a anos.

 

É correto afirmar que

a) apenas I e III estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) apenas I está correta.

d) apenas III está correta.

e) apenas I e II estão corretas.

 

15. A toxicologia é uma ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas com o organismo, sob condições específicas de exposição. Sobre o efeito ser considerado nocivo, analise as afirmativas abaixo.

 

I. É nocivo se, ao ser produzido numa exposição prolongada, resultar em transtornos da capacidade funcional e/ou da capacidade do organismo em compensar nova sobrecarga.

II. É nocivo se diminui perceptivelmente a capacidade do organismo de manter sua homeostasia, de forma reversível ou não.

III. É nocivo se diminui a suscetibilidade aos efeitos indesejáveis de outros fatores ambientais, tais como os

químicos, os físicos, os biológicos ou os sociais.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Está correta apenas a afirmativa I

c) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

e) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

 

16. Na intoxicação, os complexos eventos envolvidos podem ser desdobrados nas chamadas fases de intoxicação. A fase em que as superfícies externa ou interna do organismo entram em contato com toxicante, denomina-se:

a) Fase de absorção

b) Fase de exposição

c) Fase toxicocinética

d) Fase toxicodinâmica

e) Fase clínica

 

17. No âmbito da toxicologia, existem conceitos que devem ser conhecidos para estudo do tema. Dentre os conceitos de toxicologia, analise as afirmativas abaixo:

I. Agente tóxico é a entidade química capaz de causar dano a um sistema biológico, alterando seriamente uma

função ou levando-o à morte, sob certas condições de exposição.

II. Droga é toda substância capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico, utilizada com

ou sem intenção de benefício do organismo receptor.

III. Ação tóxica é a maneira pela qual um agente tóxico exerce sua atividade sobre as estruturas teciduais.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

e) Está correta apenas a afirmativa III

 

18. No âmbito da toxicologia, existem conceitos que devem ser conhecidos para estudo do tema. Dentre os conceitos de toxicologia, julgue as afirmativas abaixo.

I. Intoxicação é um processo patológico causado por substâncias químicas exógenas e caracterizado por equilíbrio fisiológico.

II. Xenofóbico é o termo usado para designar substâncias estranhas ao organismo. Substâncias químicas estranhas quantitativamente ao organismo não são consideradas xenofóbicas do ponto de vista toxicológico.

III. Antídoto é um agente incapaz de antagonizar os efeitos tóxicos de substâncias.

 

Está/estão incorreta(s) a(s) afirmativa(s):

a) III, apenas

b) I e II, apenas

c) II e III, apenas

d) I e III, apenas

e) I, II e III

 

19. Na toxicocinética, um dos fatores importantes para determinações matemáticas é a capacidade das substâncias atravessarem as membranas plasmáticas. Dentre os mecanismos de transporte de xenobióticos através de membranas estão:

 

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Osmose.

II. Difusão simples (passiva).

III. Difusão facilitada.

IV. Pinocitose.

 

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, apenas

b) I e III, apenas

c) I, III e IV, apenas

d) I, II, III e IV

e) II, III e IV, apenas

 

20. A absorção é a passagem de substâncias do local de contato para a circulação sanguínea. A respeito de absorção dérmica, analise as afirmativas.

I. A camada mais externa da pele é a epiderme que contém estrato córneo, não sendo, contudo, barreira limitante da absorção.

II. Ácidos e bases são exemplos de substâncias que comumente causam efeitos locais.

III. As substâncias de elevado coeficiente de partição óleo/água são absorvidas com maior dificuldade por difusão

lipídica, através do estrato córneo.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Está correta apenas a afirmativa I

c) Está correta apenas a afirmativa II

d) Está correta apenas a afirmativa III

e) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

 

21. Os xenobióticos são transportados pelo sangue e pela linfa para os diversos tecidos. Vários fatores influenciam na distribuição. Considere as afirmativas a seguir:

I. Ligação às proteínas plasmáticas.

II. Diferenças regionais de pH.

III. Coeficiente de partição água/óleo de cada substância.

 

A distribuição dos xenobióticos depende de:

a) I, II e III

b) I e II, apenas

c) II e III, apenas

d) I e III, apenas

e) Nenhuma

 

22. A toxicocinética é um estudo da relação entre a quantidade de um agente tóxico que atua sobre um organismo e a concentração dele no plasma, relacionando os processos de absorção, distribuição e eliminação do agente, em função do tempo. Analise as afirmativas abaixo em relação a esse assunto.

I. Biotransformação é toda alteração que ocorre na estrutura química da substância no organismo.

II. As substâncias lipofílicas são facilmente absorvidas e facilmente excretadas.

III. As substâncias hidrofílicas têm absorção mais precária, mas são facilmente excretadas.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

e) Está correta apenas a afirmativa III

 

23. Há diversos fatores que interferem na biotransformação. São fatores internos (relacionados ao próprio sistema biológico) que modificam a biotransformação, EXCETO.

a) Raça e espécie

b) Indução enzimática

c) Fatores genéticos

d) Estado patológico

e) Idade

 

24. A excreção é um processo pelo qual uma substância é eliminada do organismo. Em relação à excreção, analise as afirmações abaixo.

I. Agentes tóxicos podem ser excretados pelo suor, pela saliva, pelas lágrimas e pelo leite.

II. Os principais órgãos envolvidos no processo de depuração são o fígado e os rins.

III. A excreção de gás pelos pulmões é diretamente proporcional à quantidade de sua solubilização.

 

Assinale a alternativa correta:

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

e) Está correta apenas a afirmativa I

 

25. O entendimento de mecanismo molecular e bioquímico de agentes tóxicos é de grande importância para a aplicação de medidas preventivas e terapêuticas de intoxicação. São mecanismos de ação tóxica, exceto:

a) Interações de agentes tóxicos com receptores

b) Complexação com biomoléculas

c) Interferência nas funções

d) Inibição da fosforilação oxidativa

e) Seletividade de ação

 

26. Os gases são de grande importância no estudo toxicológico. Referente aos gases tóxicos, analise as afirmações.

I. Os gases irritantes são aqueles que produzem inflamações nos tecidos vivos quando entram em contato direto, afetando o trato respiratório, pele e olhos.

II. Os gases asfixiantes são substâncias que levam um organismo à deficiência ou à privação de oxigênio, com

interferência direta no mecanismo da respiração.

III. Gases anestésicos são substâncias capazes de provocar depressão do sistema nervoso central.

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

e) Está correta apenas a afirmativa III

 

27. A dependência de uma droga descreve a condição humana na qual a utilização dessa substância se torna compulsiva. Assinale a alternativa que apresenta a possibilidade de dependência em ordem crescente.

a) Morfina; maconha (cannabis); cocaína

b) Nicotina; mescalina; cocaína

c) Cocaína; etanol; MDMA (3,4-Metilenodioximetanfetamina)

d) Etanol; cocaína; MDMA (3,4-Metilenodioximetanfetamina)

e) Maconha (cannabis); cetamina; morfina

 

28. Drogas depressoras são substâncias capazes de diminuir as atividades do sistema nervoso central. Assinale a alternativa em que todas as substâncias são depressoras do sistema nervoso central.

a) Álcool etílico; barbitúrico; opioide

b) Etanol; opiáceo; maconha

c) Opiáceo; maconha; barbitúrico

d) Álcool etílico; cocaína; benzodiazepínico

e) Opiáceo; LSD (Dietilamina do Ácido Lisérgico); barbitúrico

 

29. Uma das substâncias de grande importância para o estudo da toxicologia é anfetamina. Referente à anfetamina, julgue as afirmações.

I. As anfetaminas podem causar distúrbios respiratórios, como granuloma pulmonar e edema agudo do pulmão.

II. Os anfetamínicos são biotransformados principalmente no fígado.

III. A excreção urinária das anfetaminas é menos intensa em urina ácida.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

e) Está correta apenas a afirmativa I

 

30. A cocaína é derivada da planta Erythroxylum coca e pode causar efeitos indesejados. Referente à essa

droga, analise as afirmações.

I. A merla, subproduto da cocaína, apresenta grave problema de uso devido às quantidades de impurezas presentes na primeira fase de obtenção da pasta.

II. A cocaína administrada pela via intranasal tem rápida velocidade de absorção pelas membranas das mucosas.

III. A cocaína fumada na forma de crack tem a velocidade de absorção muito alta devido à área de exposição da

superfície pulmonar.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

e) Está correta apenas a afirmativa I

 

31. Dentre os efeitos físicos relacionados ao uso da maconha que geralmente ocorrem na intoxicação aguda estão, EXCETO:

a) Vasodilatação da conjuntiva ocular (olhos vermelhos)

b) Alterações do ritmo cardíaco, como por exemplo, taquicardia

c) Perda da discriminação do tempo e de espaço

d) Midríase, diplopia e fotofobia

e) Diminuição da capacidade intelectual

 

32. A morfina apresenta vários efeitos no sistema nervoso central. A respeito dos efeitos da morfina, analise as afirmações.

I. A morfina causa potente sensação de contentamento e bem-estar.

II. A morfina causa depressão respiratória, resultando no aumento da pressão arterial de gás carbônico arterial.

III. Os efeitos mais importantes da morfina ocorrem no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

e) Está correta apenas a afirmativa II

 

33. Esteroides anabólicos androgênicos são hormônios naturais, como testosterona, diidrotestosterona e androstenodiona e substâncias sintéticas relacionadas a esses hormônios sexuais masculinos. Referente aos esteroides anabólicos, analise as afirmações.

I. Os esteroides anabólicos podem causar alterações comportamentais, dependência e síndrome de abstinência.

II. Os esteroides anabólicos mostram-se úteis para o tratamento de osteoporose, não trazendo prejuízos adversos pela retenção de cálcio.

III. Nas mulheres, os esteroides anabólicos androgênicos causam masculinização, com a supressão da menstruação, diminuição do tamanho dos seios e de gorduras, espessamento da pele, aumento do clitóris, engrossamento da voz, crescimento de pelos no corpo e calvície típica do sexo masculino.

 

Assinale a alternativa correta:

a) Estão corretas todas as afirmativas

b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III

d) Estão corretas apenas as afirmativas II e III

e) Está correta apenas a afirmativa I

 

34. Em relação às bases conceituais da Toxicologia, assinale a afirmativa correta.

a) A Toxicologia investiga aspectos legais decorrentes dos danos orgânicos causados por agentes biológicos.

b) A Toxicologia estuda a relação entre o agente químico e a reação tóxica causada por este agente no organismo.

c) A Toxicologia não estuda possíveis interações tóxicas dos medicamentos com o organismo vivo.

d) A Toxicologia estabelece qua a dose letal média (DL50) elevada de um agente químico é indício de alta toxicidade, portanto, insegura para o organismo.

e) A Toxicologia estabelece que o antídoto é necessariamente provido de atividade biológica intrínseca.

 

35. Em relação à Toxicologia, assinale a alternativa que contenha aspectos conceituais incorretos.

a) Toxicidade é a potencialidade de a substância química provocar efeitos adversos quando em contato com o

organismo vivo.

b) Toxicologia experimental estuda os sinais de toxicidade própria dos animais.

c) Toxicologia clínica estuda os sinais e os sintomas indesejáveis causados pelo toxicante.

d) Toxicologia analítica tem como objetivo identificar e/ou quantificar o toxicante nos tecidos e fluidos biológicos.

e) Intoxicação é a manifestação das reações indesejáveis causadas pelas substâncias químicas no organismo.

 

36. Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir: A Toxicologia Forense estuda ________________

a) os mecanismos das intoxicações.

b) a classificação química dos venenos.

c) as reações tóxicas e os venenos causadores destas reações.

d) o mecanismo da morte causada pelos agentes biológicos.

e) os processos de degradação orgânica após a morte do indivíduo.

 

37. Uma das substâncias a seguir causa morte por curarização ou paralisia muscular esquelética. Assinale-a.

a) Cocaína.

b) Codeína.

c) Diazepam.

d) Lidocaína.

e) Succinilcolina.

 

38. A respeito dos efeitos do uso da cocaína, analise as afirmativas a seguir.

I. O efeito excitante do sistema nervoso central provocado pela cocaína resulta de sua interação direta com receptores noradrenérgicos.

II. A absorção sistêmica da cocaína aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca.

III. A aspiração nasal de cocaína aumenta a circulação de sangue na mucosa nasal.

IV. A cocaína aumenta a atividade do sistema nervoso simpático e melhora os sintomas da depressão.

 

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.

b) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

c) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

d) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

39. A respeito dos efeitos da atropina, analise as afirmativas a seguir.

I. O envenamento pela atropina causa dilatação pupilar, torpor e dificuldade de acomodação visual aos ambientes de grande luminosidade.

II. A atropina aumenta a produção de saliva (sialorréia).

III. A atropina provoca estado de euforia e dependência química.

IV. A atropina causa sudorese, diarreia e desidratação.

 

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.

b) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

c) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

d) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

40. Com relação às reações orgânicas à substâncias diversas, analise as afirmativas a seguir.

I. A arritmia cardíaca pode ser causa de morte induzida pelos excitantes do sistema nervoso central, como a niquetamida e a anfetamina.

II. A perda da consciência e a amnésia são sintomas frequentemente observados após crise convulsiva provocada pelos excitantes do sistema nervoso central.

III. O aumento da atividade simpática (palpitação e hipertensão arterial) e os delírios são sinais e sintomas que acompanham a intoxicação pela cetamina.

IV. As altas doses de cetamina causam a perda da consciência, a analgesia e a depressão respiratória.

 

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.

b) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

c) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

d) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

41. O sangue é o principal transportador de substâncias tóxicas pelo organismo. Para que o veneno possa atingir o compartimento sanguíneo, precisa ser absorvido. As alternativas a seguir apresentam fatores que contribuem favoravelmente para a absorção, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Aumento da superfície de contato.

b) Aumento da vascularização.

c) Ingestão do veneno com estômago vazio.

d) Massageamento do local de administração após injeção intramuscular.

e) Aumento da hidrossolubilidade.

 

42. Em relação à velocidade de absorção de substâncias tóxicas, assinale a afirmativa correta.

a) A absorção pela aplicação direta na mucosa é tão rápida quanto a por via venosa.

b) A instilação nasal de solução contendo tóxicos resulta em metabolização hepática de primeira passagem.

c) A queima de tóxico (como a do “crack”) e a inalação de seus gases resultam em absorção lenta e no prolongamento do efeito.

d) As substâncias voláteis como o éter são absorvidas no pulmão na forma de pequenas partículas em suspensão no ar.

e) A instilação de substâncias halogenadas, como o clorofórmio e o halotano, na via respiratória, causa

pneumonite e morte súbita.

 

 

43. Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir: Os agentes tóxicos sistêmicos são substâncias que _________________

a) provocam lesões no local de contato com o indivíduo.

b) provocam efeitos deletérios ao organismo em locais distantes ao de contato inicial.

c) uma vez inaladas, causam asfixia.

d) causam modificações genéticas.

e) induzem a formação de tumores.

 

44. A intoxicação sub-crônica é definida pela exposição:

a) ao agente tóxico, esporadicamente.

b) ao agente tóxico, por período de até 24 horas.

c) ao agente tóxico, por período de até 7 dias.

d) ao agente tóxico, por período de até 1 mês.

e) ao agente tóxico, por período acima de 1 mês.

 

45. Em relação aos praguicidas, assinale a afirmativa incorreta.

a) A via cutânea ou dérmica é a mais comum para absorção de praguicidas líquidos.

b) Alguns praguicidas são absorvidos pela via pulmonar.

c) Os organoclorados podem causar efeito cancerígeno, mutagênico e neurotóxico.

d) Praguicida teratogênico é aquele capaz de provocar câncer.

e) A dose letal média (DL50) é aquela que provoca morte em 50 % dos animais testados.

 

46. Em relação à toxicologia e a agentes externos, assinale a afirmativa incorreta.

a) Fatores toxicocinéticos determinam a velocidade e a gravidade de reação orgânica às substâncias tóxicas.

b) O toxicologista tem a atribuição de reconhecer, identificar e quantificar o risco relativo humano a agentes tóxicos.

c) Os exames no vivo têm como um dos objetivos a avaliação da intoxicação como circunstância qualificadora de delito.

d) Um exemplo de intoxicação legal é a morte por overdose.

e) A intoxicação causada por alimentos e mordedura de animais é considerada intoxicação acidental.

 

47. A análise toxicológica forense é definida como:

a) aquela voltada para fins judiciais.

b) aquela voltada para esclarecer o mecanismo da morte.

c) aquela voltada para identificar a presença de drogas no sangue.

d) aquela voltada para esclarecer a presença de alimentos tóxicos.

e) aquela voltada para identificar dopagem de qualquer natureza.

 

48. As alternativas a seguir referem-se às vantagens de usar cabelo como amostra biológica, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Permitir uma análise retrospectiva do consumo crônico de drogas.

b) Facilitar a coleta, transporte e armazenamento.

c) Permitir identificação da presença de xenobióticos mesmo após lavagens da amostra para eliminar contaminantes externos.

d) Permitir que o conteúdo a ser analisado não seja modificado pelo uso de tinturas.

e) Permitir a análise de metais poluentes do meio ambiente.

 

49. Em toxicologia, o processo de metabolização (ou biotransformação) assume importância especial.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

a) As substâncias xenobióticas, por serem estranhas ao organismo, são isentas de metabolização e, assim são

eliminadas in natura.

b) A sensibilidade do indivíduo às substâncias tóxicas pode estar relacionada a causas genéticas modificadoras da taxa de metabolização.

c) Os fatores raciais não interferem com a velocidade de metabolização dos agentes tóxicos.

d) Os recém nascidos e as crianças são menos suscetíveis aos efeitos tóxicos em função de sua maior capacidade de metabolização.

e) A taxa de metabolização não é modificada pelo gênero.

 

50. Em relação à intoxicação causada por agentes tóxicos irritantes, assinale a afirmativa incorreta.

a) A ingestão é a causa menos comum de intoxicação por cáusticos.

b) As lesões causadas por ácido sulfúrico são negras e por ácido nítrico amarelas.

c) No sentido de desfigurar o indivíduo, ácido sulfúrico pode ser arremessado na face, pescoço e tórax.

d) Reações inflamatórias pulmonares devem ser procuradas em casos de ingestão de cáusticos.

e) Observações das lesões macroscópicas são apenas indicativos de determinado tipo de intoxicação e carecem de

confirmação.

 

51. A respeito das drogas de abuso, analise as afirmativas a seguir.

I. A compulsão é um dos sintomas de alta severidade causados pelas drogas de abuso.

II. Drogas de abuso são substâncias de origem vegetal que comprometem a funcionalidade do cérebro e de outros

órgãos periféricos.

III. Drogas de abuso causam dependência psicológica e comprometem irreversivelmente o metabolismo do tecido

cerebral.

IV. Todos os excitantes cerebrais como a cocaína, opióides, anfetamina e cetamina têm os mesmos mecanismos de ação.

 

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.

b) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

c) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

d) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

52. O consumo crescente da cocaína e a dependência causada por ela são assuntos amplamente divulgados por toda a impressa nacional e internacional, devido às consequências que acarretam. Com relação aos efeitos da cocaína, assinale a opção correta.

a) A cocaína produz efeitos estimulantes no SNC na sua forma de sal hidroclórico, podendo ser administrada por via intranasal (crack) ou endovenosa (pó).

b) Nas fendas sinápticas, a cocaína aumenta a produção de enzimas que degradam as catecolaminas.

c) A cocaína é considerada um potente estimulador psicomotor por meio da potencialização da atividade nervosa parassimpática.

d) O tempo de ação da cocaína é pequeno, sendo de aproximadamente 30 minutos quando ela administrada por via endovenosa.

e) O uso prolongado da cocaína leva o indivíduo a desenvolver síndrome de dependência física.

 

53. O abuso e a dependência de diversas drogas afetam várias pessoas no mundo e se tornaram um problema de saúde pública. A dependência começa com o uso consciente e abusivo das drogas, mas se estabelece quando ocorrem mudanças no metabolismo e na atividade cerebral, levando a um desejo compulsório de consumir a droga. A respeito da dependência gerada pelas substâncias psicoativas, julgue os itens a seguir.

I. Com relação às substâncias psicoativas, os termos dependência e vício nomeiam situações similares.

II. As substâncias produtoras de dependência ativam a via dopaminérgica mesolímbica.

III. O aumento da produção da adenosina no SNC está associado aos processos de dependência de várias substâncias, como a cocaína.

IV. A dependência de fármacos está relacionada a alguns fatores genéticos, que são predisponentes à geração de tolerância.

 

Estão certos apenas os itens

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

 

54. Toxicologia é a ciência que visa estudar o efeito adverso de substâncias químicas sobre os organismos vivos e

estabelecer o uso seguro dessas substâncias químicas. Acerca da toxicologia, julgue os itens que se seguem.

I. Os efeitos tóxicos podem ser classificados como imediatos, crônicos, retardados, reversíveis, irreversíveis, locais ou sistêmicos.

II. Os fatores mais importantes, que interferem diretamente na toxicidade das substâncias químicas, são os ligados ao agente químico e os relacionados à exposição a esse agente.

III. No Brasil, existe uma resolução do Conselho Nacional de Saúde que estabelece diversos ensaios para definir a toxicidade aguda, subaguda ou crônica e os efeitos de teratogenicidade e embriotoxicidade.

IV. Efeitos indesejáveis e efeitos adversos são sinônimos para as avaliações toxicológicas.

 

Estão certos apenas os itens

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

 

💡 7 Respostas

User badge image

Rodrigo Pericles

cu de vei

4
Dislike0
User badge image

casa jagua

Letra A

 

0
Dislike2
User badge image

Adalgisa Helena Borges

1E ex: ligação de CO nas Hb na competição de CO e O2, pois o CO tem mais afinidade gerando a ligação carboxiemoglobina
0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais