Buscar

historia da psicologia

  1. A partir do experimento de Wundt, na Alemanha, a Psicologia se desenvolve com grande potência nos Estado Unidos, quais as primeiras abordagens ou escolas de Psicologia surgidas? Descreva as principais características de cada uma delas e seus principais representantes.

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Foletto

Positivismo: fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis. 

 

Materialismo: descrição dos fatos do universo em termos físicos e da sua explicação por meio das propriedades da matéria e da energia.

 

Empirismo: todo conhecimento é derivado da experiência sensorial.

 

Essas três doutrinas proporcionaram a base filosófica para a psicologia, permitindo que tanto o comportamento humano como o da mente tornar-se objeto de estudo científico.

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

 

As primeiras abordagens em Psicologia foram:

1- O Funcionalismo de William James, tendo como característica principal o foco na consciência e comose dava o funcionamento da mente humana frente aos processos de adaptação ao meio. Teve grande influência do pragmatismo.

2- O Estruturalismo de Titchener, influenciado pela Psicofisiologia,buscava o estudo da estrutura do sistema nervoso tendo como foco as sensações. Para Titchener, as operações mentais são resultado das sensações.

3- O Associacionismo de Edward L. Thorndike, influenciado pela visão darwinista, formulou a lei do efeito que lançou as bases das teorias comportamentalistas(Behaviorismo).

Essas escolas foram fundamentais na construção das teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais