Buscar

O que foi o Subsídio Literário, criado por Marquês de Pombal?

Respostas

User badge image

Rodrigo Hipólito

Foi um imposto português criado por um Alvará  de 10 de Novembro de 1772. Este imposto destinava-se a custear as reformas no campo da instrução promovidas pelo Marquês de Pombal, substituindo, como imposto único, todas as coletas que tinham sido lançadas para fazer  face às despesas com a instrução pública.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre metodologia cientifica, mais especificamente, sobre subsidio literário.
Houveram muitas reformas feitas por Marques de Pombal, que visavam eliminar resquícios arcaicos dos domínios portugueses e aproximar o reino português de outras nações, consideradas mais avançadas à época.
O subsidio literário foi um imposto criado por Marques de Pombal em 1772, com o intuito de financiar as reformas, entretanto, foi extinto em 1835.

Foi criado para a manutenção do ensino elementar e secundário, o que tornava os professores funcionários públicos, uma vez que não seriam mais pagos diretamente por sua clientela.

Haviam muitas reclamações dos professores pelos baixos salários, que variavam de acordo com cada disciplina ensinada.

A lei promulgada em 1772 orientava sobre o funcionamento do ensino e relançava a orientação para as aulas régias. Raramente as edificações jesuíticas foram utilizadas: a escola era na casa do professor, e a ele cabia providenciar o material a ser utilizado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando