Buscar

gentrificacaonão é novoaponte semelhanças ediferençaentre as reformasurbanas ocorridas no rio durantea primeira republica eo atual processodiscutido?

o entrevistado afirma que"esse processo[de gentrificacao]não é novo.com base no conteúdo do capítulo,aponte semelhanças e diferença entre as reformas urbanas ocorridas no rio de janeiro durante a primeira republica e o atual processo de gentrificacao discutido pelo autor?????

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre o processo de gentrificação vamos utilizar nossos conhecimentos sobre História e Geografia.A gentrificação é visto como um processo de transformação urbanística, especialmente recorrente nos grandes centros urbanos. Sendo uma consequência da inserção de projetos de infraestrutura e melhorias na qualidade do serviço público oferecido.

Normalmente, esse processo gera aumento dos preços das moradias locais (especulação imobiliária), como boa parte dos habitantes dessas regiões moram de alugueis, os preços tornam-se muito elevados e faz com que a porção da população de baixa renda seja retirada daquela região.No Rio de Janeiro, durante o período conhecido como Reforma Passos durante o século XX ocorreu algo parecido. A cidade sofria com diversos problemas de gestão e infraestrutura, a imagem de Pereira Passos surgiu como uma ideia de modernização e formulação de estruturas básicas de infraestrutura, como é o caso de medidas sanitaristas.

Foi feita uma grande higienização das ruas, que também foram adaptadas para a chegada dos automóveis, com a reorganização do que se tinha antes como espaço urbano. Isso fez valorizar o preço dos imóveis nas regiões centrais em que existiam diversos cortiços.

As pessoas foram obrigadas a sair daquelas regiões e foram habitar regiões próximas nas encostas de morros, o que se constituiu o que nós conhecemos atualmente como as favelas.Dessa forma, ainda que não seja com o viés de medidas sanitaristas, mas atualmente apenas a entrada de infraestrutura em regiões mais carentes, faz os preços dos imóveis aumentarem e expulsar as pessoas que residem ali, para locais com menos infraestrutura e mais distantes dos grandes centros urbanos.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais